Publicado em 09/05/2023
Para saber o que a cidade colombiana pode ensinar aos catarinenses, os representantes participam pelo segundo ano consecutivo de palestras, visitas e reuniões que contribuirão para as práticas que poderão ser implantadas por aqui. O foco da Missão deste ano é a mobilidade urbana. E o momento não podia ser mais atual, pois a Capital acabou de aprovar o seu novo Plano Diretor.
Na equipe especializada do evento está um dos coordenadores do Movimento Floripa Sustentável, Daniel Leipnitz, que é também presidente do Sapiens Park. “É importante buscar bons exemplos em qualquer parte do mundo, como na Europa ou Estados Unidos, mas às vezes a realidade é muito diferente da nossa. A Colômbia, por sua vez, tem muitas coisas em comum com o Brasil. Por isso a visita é tão importante”, explica Daniel, que também fez parte da Missão do ano passado.
Entre os 16 participantes da Missão, há vários representantes da Prefeitura de Florianópolis, como Zena Becker - coordenadora de projetos especiais, Michel Mittmann - secretário de planejamento urbano e Fábio Botelho - Gestor da Fundação Franklin Cascaes. Também estão presentes Marco Alberton, presidente do Sinduscon Grande Florianópolis, Manuela Vieira, da Câmara de Vereadores de Florianópolis e a Deputada estadual Paulinha - representando a Assembleia Legislativa. Além deles, participam gestores públicos, empresários, arquitetos e professores universitários.
No retorno da Missão, os representantes irão divulgar um balanço das ideias que poderão ser aproveitadas na Capital.
A Missão Medellín é organizada pelo Cidade Inovadora, plataforma que impulsiona cidades a transformarem sua área de inovação. Além disso, o Floripa Sustentável, a Wise e a Estação Via do Conhecimento apoiam a viagem.