Publicado em 08/05/2023
A competição reunirá cerca de 400 estudantes paratletas com idade entre 11 a 18 anos disputando as modalidades atletismo, natação, tênis de mesa, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas.
Representantes da equipe técnica da Fesporte já estiveram em Itajaí fazendo a vistoria técnica dos locais de competições. Durante a visita foram alinhados vários detalhes pertinentes à competição e juntamente com a equipe técnica de Itajaí definiram-se os locais das provas, dos congressos técnicos, de classificação funcional e Comissão Central Organizadora (CCO).
A etapa estadual dos Parajesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Itajaí.
Para o presidente da Fesporte, o campeão olímpico de vôlei Paulão, é um orgulho do Governo de Santa Catarina apostar em competições como os Parajesc. “É fundamental o investimento neste setor educativo, que são os Parajesc, pois promovem a qualidade social e de vida por meio do paradesporto. O governador Jorginho Melo está engajado neste processo”, destacou.
Modalidades da competição
As modalidades dos Parajesc estão divididas nas deficiências físicas (DF), intelectual (DI) e visual (DV) e os paratletas mais bem classificados em Itajaí farão parte da seleção de Santa Catariana que participará da etapa regional Sul/Sudeste das Paralimpíaadadas Escolares nos dias 5 a 9 de setembro em São Paulo. Além dos catarinenses, a competição terá a participação das seleções do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
A regional Sul/Sudeste das Paralimpíadas Escolares será seletiva para a etapa nacional da competição, prevista para ocorrer entre os dias 27 de novembro a 2 de dezembro em São Paulo.