Publicado em 04/05/2023
A assessora de responsabilidade social da Celesc, Regiane Marlene Dias, pontua que a empresa tem priorizado o desenvolvimento sustentável em suas diversas áreas de atuação. “A Celesc tem sido protagonista na identificação de novas maneiras de se engajar com os ODS por meio de suas políticas, programas e ações estratégicas para manter práticas sustentáveis em mercado constituído por consumidores cada vez mais exigentes e conscientes”, comenta.
Segundo o coordenador da seção catarinense do movimento, Gilson S. Zimmermann, a homenagem “é um reconhecimento pelo comprometimento e contribuição na construção e fortalecimento do maior movimento voluntário pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no País”.
Entre as ações desenvolvidas pela Celesc no âmbito das ODS estão a atuação pela Fome Zero em campanhas de arrecadação de alimentos com os empregados, a promoção e o patrocínio de projetos em escolas de Santa Catarina, a implantação do Corredor Elétrico Catarinense e o Programa de Eficiência Energética.
Metas da ONU
Os ODS foram instituídos em 2012 pela ONU com 17 metas para superar os maiores desafios do nosso tempo. A proposta é um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Em um cenário de crescente relevância da agenda ambiental, social e de governança, as empresas são peça-chave na transformação dos ODS com a aplicação de práticas que impulsionem o desenvolvimento do seu entorno, de forma a promover uma abordagem preventiva aos desafios socioambientais do país.