img

MUSICA

Camerata Florianópolis apresenta Espetáculo Samba e Choro no Monte Serrat

Publicado em 24/04/2023


Tóia Oliveira
Camerata Florianópolis apresenta Espetáculo Samba e Choro no Monte Serrat



Dando continuidade ao projeto realizado há 23 anos pela Camerata Florianópolis - a série Concertos nas Comunidades -, a orquestra volta à comunidade do Monte Serrat para apresentar um programa muito especial, o espetáculo Samba e Choro. A apresentação será no dia 29 de abril, na Praça do Monte Serrat, com início previsto para às 16h30min. A comunidade é convidada para assistir gratuitamente ao concerto de clássicos da música brasileira, enquanto aproveita o entardecer de outono na Ilha.

Sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, arranjos especiais de Luiz Sebastião Juttel e produção de Maria Elita Pereira, a orquestra vai interpretar 15 músicas. É a terceira vez que a Camerata se apresenta no Monte Serrat e este show é uma prévia do espetáculo de samba que a orquestra prepara para circular pelo Estado nos próximos meses.

Para Della Rocca, tocar no Monte Serrat é uma experiência muito prazerosa. “Levar a música onde o povo está é o nosso desejo permanente e estamos muito felizes de poder apresentar esse espetáculo com música popular brasileira num espaço mágico como o Monte Serrat”, ressalta o maestro.

A Camerata Florianópolis busca desde a sua fundação criar formas de democratizar o acesso à música de qualidade para todos os públicos. Exemplos fortes deste objetivo são o projeto “Concertos nas Comunidades”, as aulas do projeto “Camerata - Educando com Música”, os ensaios abertos para escolas públicas e projetos sociais que a orquestra faz no Teatro do CIC e as apresentações em todo o Estado de forma gratuita e para qualquer idade.

Presidente do IVG, o Padre Vilson Groh acredita que esta apresentação é um elemento importante para unir a todos. “Será um momento de trabalhar a relação de erudito e popular com a comunidade. Todos estão convidados, sem distinção, pois vai ser um momento de elevar a alma. Afinal, a música faz isso conosco”, comenta o padre.

O diretor da WOA Empreendimentos Imobiliários, Walter Silva Koerich, diz que a articulação deste espetáculo entre Camerata e IVG é gratificante, ainda mais na Praça que foi revitalizada e transformou-se na área de lazer da comunidade. “Desde a revitalização do espaço e a sua entrega oficial para a população, em 2019, continuamos com a manutenção e percebemos as oportunidades que o local cria, concretizando a proposta de gerar um fluxo para comunidade e mostrar que o turismo é possível, criando mais possibilidades de expor a beleza e a cultura que o morro tem”, destaca Waltinho.

Além dos músicos da Camerata, participam da apresentação Luiz Sebastião Juttel (violão 7 cordas), Neno Moura (bateria), Alexandre Damaria e Tico do Pandeiro (percussão), Tiê Pereira (contrabaixo) e Anderson Ávila (cavaco). No vocal estarão Rachel Barreto e Kako de Oliveira. Os solos serão feitos por Roger Corrêa e Ângela Coltri.

Viabilizado pela Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, o espetáculo conta com o apoio da WOA Empreendimentos Imobiliários, Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) e Feira Amigos do Monte Serrat.

 HISTÓRIA DO SAMBA

O samba surgiu no começo do século XX no Brasil e é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos símbolos do país. Essa expressão cultural é considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro e surgiu nas comunidades afro-brasileiras em alguns bairros do Rio de Janeiro. 

HISTÓRIA DO CHORO 

O Choro, popularmente chamado de chorinho, surgiu no Rio de Janeiro em meados do Século XIX e é um dos mais originais gêneros de música instrumental brasileira. Pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e, ao longo dos anos, se transformou em um dos gêneros mais prestigiados, reconhecido em excelência e requinte. Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus.

REPERTÓRIO 

Choro

1. Aquarela do Brasil

2. Noites Cariocas

3. Carioquinha

4. Carinhoso

5. Um a Zero

6. Vibrações

7. Brasileirinho

Samba

1. Feitiço da Vila

2. Quem te viu, quem te vê

3. Tarde em Itapuã

4. Saigon

5. Pra que Chorar

6. O Pequeno Burguês

7. Ela é minha Cara

8. Molambo

 

SERVIÇO

O QUÊ?  "Samba e Choro", da Camerata Florianópolis, será apresentado no Monte Serrat

ONDE? Praça do Monte Serrat

QUANDO? 29 de abril de 2023, às 16h30

QUANTO? Gratuito


André Miranda
Camerata Florianópolis apresenta Espetáculo Samba e Choro no Monte Serrat













Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade