Publicado em 18/04/2023
“Por que investir em Endomarketing” foi a abordagem inicial, conduzida pela Doutora em Ciências da Comunicação, Marlene Marchiori. O endomarketing e seus pilares; a comunicação interna, e aspectos como identidade, imagem e reputação nortearam a apresentação, com reflexões propostas pela palestrante no intuito de atentar para a responsabilidade dos departamentos de comunicação e marketing nas cooperativas. “Comunicação vai além de informar. Não existe organização sem comunicação”, disse Marlene ao destacar que o processo deve iniciar nas lideranças, que precisam se capacitar para o fortalecimento das competências comunicacionais.
A mestre em Gestão e master trainer, Andrea Saad, abordou o tema “Storytelling: a arte de encantar, engajar e conectar”. Andrea chamou a atenção para a chamada economia da atenção. Ela é resultado da quantidade de informação disponível nos dias de hoje, que gera a necessidade de alocar a atenção de maneira eficiente, em meio à abundância de fontes e informações. É aí que, segundo ela, entra o storytelling, como estratégia de comunicação. Ao destacar as etapas para contar uma boa história, a profissional salientou “Storytelling é uma competência e uma habilidade fundamental para qualquer profissional que queira se diferenciar e crescer no mercado”.
“O impacto positivo da conscientização da escuta na comunicação pessoal e profissional” foi o assunto apresentado pelo comunicólogo, escritor, psicoterapeuta e professor de pós-graduação, Pedro Cordier. “A escuta positiva é uma ponte de acesso ao aprendizado e de conexão com a sua melhor versão e com a melhor versão do outro”, afirmou. Pedro destacou que ‘escutar mais’ também facilita diálogos, melhora a convivência, diminuindo assim os conflitos e elevando o nível dos resultados da comunicação. “Em um cenário em que todos estão falando, quem está escutando?”, questionou.