img


Florianópolis, 04 de dezembro de 2024



CULTURA

Artes Visuais na Maratona Cultural de Florianópolis terá mais de 30 ações

Publicado em 21/03/2023


Artes Visuais na Maratona Cultural de Florianópolis terá mais de 30 ações



Um dos destaques da programação é a inauguração do painel em homenagem à artista plástica Vera Sabino, no dia 24 de março. As exposições com curadoria própria também prometem encantar o público.

Em sua 9ª edição, a Maratona Cultural de Florianópolis amplia a representatividade das ações de Artes Visuais, proporcionando amplo acesso àqueles que apreciam manifestações como desenho, fotografia, vídeo e pintura, com um roteiro de mais de  25 espaços na cidade entre os dias 23 e 26 de março.

Nesta edição, a curadoria do evento assina exposições promovidas três espaços: a Maratona Visual, no Largo da Alfândega, no  Centro, a Sambaqui Galeria De Arte, na Trindade, e a Galeria Jandira Lorens, localizada dentro do Centro de Artes da UDESC, no Itacorubi, todos estreantes no maior evento multicultural de Santa Catarina. 

A Maratona Visual apresentará a exposição coletiva “Segunda natureza”, de Bruna Granucci, Cássio Markowski, Claudia Lira, Fran Favero, Matheus Abel, Silvia Carvalho, com curadoria de Francine Goudel. A mostra reúne obras que intencionam a relação entre arte e natureza, pensado em um sentido amplo, abordando de forma literal a questão do natural, das paisagens e territórios, mas também buscando uma reflexão sobre a natureza existencial e poderá ser visitada durante os quatro dias de programação. 

No sábado, dia 25, no mesmo local, a video-projeção “Yvyrupá Território”, de Radilson Gomes, propõe colocar em evidência a questão dos territórios indígenas a partir da identidade dos povos Guarani, Kaingang e Xokleng.

Seguindo para o norte da Ilha, a  Sambaqui Galeria De Arte recebe a mostra “Infestantes”, de Galvão Bertazzi, também com curadoria de Francine Goudel. A exposição reúne obras que tratam sobre a metáfora de uma infestação. Já na Galeria Jandira Lorens, a exposição “Autopoiesis”, de Ana Martins, Caio Villa de Lima, Esmayler Cruz, Gabriela Buffon, Letícia Rech, Leonardo Sanchez Silva, Luisa Cury, Luiza Melo e Manu B Valls, reúne trabalhos de jovens artistas, que percorrem individualmente por temas como a expressividade do corpo, a manifestação simbólica dos sonhos, as reverberações da militância e as camadas da memória.

Além disso, sete espaços integram também por primeira vez a programação do evento, como é o caso da Instituto Collaço Paulo – Centro De Arte E Educação, Câmera Criativa, Helena Fretta Galeria De Arte, Espaço Cultural Amigos do Parque Da Luz, Espaço Cultural do Jardim Botânico de Florianópolis e o Museu Do Lixo. 

Já o Museu de Florianópolis, integra a Programação OFF com uma oferta de atividades gratuitas para celebrar os 350 anos da cidade.

Para os apreciadores dos desenhos, o 89º Encontro do Urban Sketchers Florianópolis também integra a programação e será realizado no  dia 25,  às 15h, na Rua Felipe Schmidt, na esquina com a Praça XV de Novembro, no Centro.  Na ocasião, os desenhistas irão se juntar para retratar o início da rua Felipe Schmidt, com várias construções históricas.

No dia 25/03, às 10h, a visita “Ceisa Center Ícone da arquitetura moderna de Florianópolis 45 anos” será acompanhada por arquitetos que estudam a arquitetura moderna da edificação e a relação com a cidade. No mesmo dia, às 17h, o ponto de encontro será na Praça do Forte São Luiz, com a visita cultural “Praça do Forte São Luiz e suas conexões com a região, narrativas contadas por JA8 Arquitetura Viva + Iphan”,  trará uma conversa sobre a Praça, recém entregue pela Prefeitura de Florianópolis. 












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade