Publicado em 28/02/2023
Na Döhler, uma das principais empresas têxteis da América Latina, com sede em Joinville, inclusão é um compromisso social e faz parte dos seus valores.
Ao todo, 130 PCDs compõem o quadro da companhia, que, ao longo dos anos, vem se tornando cada vez mais inclusiva, com obras de acessibilidade, curso de Libras para colaboradores, capacitação e adaptação de equipamentos.
Em 2022, a empresa lançou o Programa Abrace Mais a fim de potencializar as contratações de pessoas com qualquer tipo de deficiência abrindo as portas do mercado a quem nunca teve a chance de ingressar por meios convencionais. Dos 12 colaboradores contratados, oito foram efetivados (veja depoimentos aqui: https://bit.ly/3YRXde6)
Agora, neste dia 2 de março, a Döhler lança a segunda edição do programa reservando mais 20 vagas para pessoas com deficiência. Neste dia serão recebidos currículos das 14 às 17 horas. Quem não conseguir comparecer no dia 2 pode entregar o currículo entre os dias 3 e 10 de março em horário comercial na Portaria 2 da Döhler ou por meio do email recrutamento.pcd@dohler.com.br.
O Abrace Mais, inclusive, virou referência no mercado e a Döhler tem sido procurada por outras empresas que buscam conhecer o projeto que vai além do cumprimento da cota.
Só para se ter uma ideia, em Santa Catarina, 2.377 empresas têm mais de 100 colaboradores e precisam cumprir a cota legal reservando 5% das vagas para PCDs.
São, portanto, 47.059 cotas, mas apenas 26.334 PCDs estão trabalhando, isto segundo dados de janeiro de 2023 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Entre os desafios, acessibilidade, mas, principalmente, preconceito.
“Por isso, iniciativas como a da Döhler fazem toda a diferença”, defende Luciana Carvalho, coordenadora Estadual do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS no Mundo do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego em SC.