img

Florianópolis, 07/05/2024




CULTURA

Escola de Samba Jardim das Palmeiras leva Theatro Adolpho Mello para desfile de Carnaval

Publicado em 06/02/2023


Escola de Samba Jardim das Palmeiras leva Theatro Adolpho Mello para desfile de Carnaval



A escola de samba de São José, vai desfilar na passarela Nego Quirido (Florianópolis) no dia 18 de fevereiro, às 17h.

De bloco carnavalesco a escola de samba. O Jardim das Palmeiras, escola de samba de São José, vai desfilar na passarela Nego Quirido (Florianópolis) no dia 18 de fevereiro, às 17h. A agremiação levará para a avenida, muito samba com as cores verde, branco e dourado. Além do seu homenageado deste ano, o Theatro Adolpho Mello, que tem raízes profundas na história e na música da cidade.

Esse não é o primeiro desfile da escola de samba, na passarela, em Floripa. Vice-campeã do grupo de acesso em 2019, e campeã também do grupo de acesso, em 2016 na capital, a escola Jardim das Palmeiras já é tetra campeã do Carnaval josefense.

O presidente da escola, Rennan Inácio, conta que foi com o primeiro título do Carnaval que tomou gosto por conduzir as comemorações. “Depois do primeiro título, a gente tomou gosto pela coisa que foi crescendo ao ponto de ganharmos vários títulos”, conta.

CONQUISTAS
Apesar de pequena, a determinação e a coragem levaram a escola Jardim das Palmeiras longe. O histórico de conquistas da agremiação, que soma 10 carnavais já conquistou sete títulos.

No terceiro carnaval em que é presidente, Renann recorda os 17 anos de história da escola. De 2008 a 2015, o grupo ainda era um bloco. Já em 2016, veio o título de acesso A. Os enredos foram os orixás, a cidade de São José, figuras importantes josefenses e a própria história da localidade onde a escola começou, o Jardim das Palmeiras.

“São muitas histórias, muitos amigos, muitas alegrias e muito trabalho sério”, pontua o presidente.

HISTÓRICO

São 17 anos de história da Jardim das Palmeiras. Durante todos esses anos, a escola levou às passarelas enredos que contaram a trajetória de personalidades josefenses. Em 2020, a agremiação contou a história de Liberata, uma mulher que lutou na Justiça para conquistar liberdade.

Em 06 de agosto de 2005, o bloco carnavalesco que hoje é a Escola de Samba Jardim das Palmeiras surgiu da ideia de reunir a comunidade do bairro Forquilhinha, em São José, durante as festividades do Carnaval. Essa folia toda resultou em quatro títulos no Município, que foram durante os anos de 2010, 2012, 2014 e 2015. Foi então em 2015 que a atual vice-presidente, Luiza Fontana, que começou com o bloco na Beira-Mar de São José. Na época, era passista da Escola. Ela conta que está sendo gratificante ter se tornado vice.

“Foi muito gratificante. Feliz que a diretoria tenha me indicado e me proporcionado este cargo. Significa que estou fazendo com carinho e desempenhando bem meu papel dentro da escola”, conta Luiza.

A escola passou a integrar o Grupo de Acesso A do carnaval de Florianópolis, desfilando então na Passarela Nego Quirido. Durante esses anos, Renann passou por diretor de carnaval, vice-presidente e, com o falecimento do pai em 2016, virou presidente da escola.

“Queremos que o carnaval seja compreendido como um evento cultural”, comenta.

GRUPO ESPECIAL 

Do grupo de Acesso a integrante do grupo especial do Carnaval. Em 2021, o convite foi para integrar o Grupo Especial. Neste ano, a escola irá mostrar um dos mais antigos teatros do país com o enredo Ribalta Josefense: O Teatro Brasileiro em Cena no Adolpho Mello!

A Jardim das Palmeiras é a principal escola em ascensão do Carnaval de Florianópolis e a mais nova integrante do grupo, sendo possivelmente a menor e conta com o apoio dos josefenses para encantar o público no dia 18 de fevereiro, data dos desfiles de Carnaval na cidade vizinha nesse ano.

“Ansiedade a mil! Priorizamos um desfile alegre, colorido, contagiante e organizado, para alcançar nosso objetivo que é estar entre as cabeças, alcançando o tão sonhado título. Estamos com um grupo bem bacana e unido para que possamos chegar no pódio”, revela a vice-presidente Luiza.

Com uma paixão inigualável pelo samba e uma boa dose de resiliência, a Escola vem escrevendo sua história na cultura de São José e conquistando espaço em novos territórios. Para isso, conta com o apoio de embaixadores dos bairros. A ideia é mostrar que a Escola de Samba pertence ao Município e não apenas ao bairro onde nasceu, Forquilhinha.

Os ensaios da escola acontecem todas as segundas e quartas, a partir das 20h, no Marina Parque, localizado na rua Heriberto Hulse, 3636 – Serraria. Em caso de dúvidas, a população deve entrar em contato com um dos embaixadores e pelas redes sociais.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...