Publicado em 21/11/2022
Para chegar o tão cobiçado troféu os itajaienses somaram 225 pontos, fruto principalmente dos títulos da ginástica artística, jiu-jitsu, tênis, triatlon, vôlei de praia, no masculino, e os títulos do feminino da bocha, voleibol e xadrez. No último dia de competição, neste domingo, Itajaí foi campeão no voleibol e xadrez, ambos no feminino.
Blumenau fechou a competição em segundo lugar com 183 pontos, seguido de São José, em terceiro, com 164 pontos. Depois vem Florianópolis, em quarto, com 129; Chapecó, em quinto, com 108; e Rio do Sul, em sexto lugar na classificação geral dos Jasc com 77 pontos.
Um dos pontos altos da cerimônia foi a presença dos familiares de Simão Carione, que deu o nome ao troféu de campeão-geral. Compareceram os filhos Marcelo, Márcio e Ana Lúcia Carione, além da neta Mariana Nunes. Carione morreu em julho e era um desportista funcionário da Fesporte, além de comendador esportivo. Ele foi responsável por ideias para a implantação de regulamentos da Fesporte e implantação do controle de inscrições.
Em sua mensagem, a vice-prefeita de Rio do Sul, Carla Bastos Miguel, disse que foi um privilégio sediar os Jasc. “Na competição vimos jogos emocionantes e contagiantes e muita superação em quadra e vimos que o esporte é transformador. Com o esporte pudemos dividir os mesmos sonhos. Muito obrigado a todos”, destacou.
Para Everton Veiga, presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí, a conquista dos Jasc foi o resultado de um trabalho intenso realizado desde o ano passado pela fundação. “Estamos felizes com essa conquista. Ano passado ficamos em quarto lugar. Mexemos algumas peças no nosso time e conseguimos fazer uma mescla com nossos atletas de base. Depois veio o comprometimento dos atletas, aliado ao investimento que fizemos no grupo. A junção de tudo isso desencadeou no nosso título”.
Ao fazer um balanço da competição, o coordenador-geral dos Jasc, Juliano Vaz, disse que a Fesporte está feliz pelo resultado dos Jogos, pois foi a edição com maior número de atletas dos últimos anos. “Essa edição em Rio do Sul se destacou também pela qualidade técnica. Muitos campeões mundiais, atletas olímpicos participaram dos Jasc e permitiu, assim como a grande participação, que fosse umas das edições de maior índice técnico dos últimos 10 anos”, destacou Vaz, que elogiou o comprometimento do município de Rio do Sul em fazer uma grande competição em parceria com a Fesporte.
A etapa estadual dos Jasc em de Rio do Sul começou dia 10 de novembro com a participação de 6.500 atletas de 115 municípios disputando 46 troféus. A competição foi uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Rio do Sul.
Atletismo masculino: São José
Atletismo feminino: São José
Basquete masculino: Blumenau
Basquete feminino: Blumenau
Ciclismo masculino: Rio do Sul
Ciclismo feminino: Rio do Sul
Bocha masculino: Caçador
Bocha feminino: Itajaí
Bolão 16 masculino: Blumenau
Bolão 16 feminino: Florianópolis
Bolão 23 masculino: Blumenau
Bolão 23 feminino: Rio do Sul
Futebol feminino: Caçador
Futsal masculino: Jaraguá do Sul
Futsal feminino: Lages
Ginástica artística masculino: Itajaí
Ginástica artística feminino: Florianópolis
Ginástica rítmica: Florianópolis
Handebol masculino: São José
Handebol feminino: Concórdia
Jiu-jitsu masculino: Itajaí
Jiu-jitsu feminino: São José
Judô masculino: São José
Judô feminino: São José
Natação masculino: Itajaí
Natação feminino: Joinville
Punhobol: Florianópolis
Remo masculino: Florianópolis
Remo feminino: Florianópolis
Taekwondo masculino: São José
Taekwondo feminino: São José
Tênis masculino: Itajaí
Tênis de mesa masculino: Chapecó
Tênis de mesa feminino: Chapecó
Tiro ao Prato: Tubarão
Tiro armas curtas: Chapecó
Tiro armas longas: Timbó
Triatlon masculino: Itajaí
Triatlon feminino: São José
Karatê masculino: Tubarão
Karatê feminino: Tubarão
Vôlei de praia masculino: Itajaí
Vôlei de praia feminino: São José
Voleibol masculino: Blumenau
Voleibol feminino: Itajaí
Xadrez masculino: Joaçaba
Xadrez feminino: Itajaí