img

Florianópolis, 19/04/2024




TECNOLOGIA

A importância de resolver as suas fotografias: Como Aumentar a Resolução da Imagem

Publicado em 12/10/2022


A importância de resolver as suas fotografias: Como Aumentar a Resolução da Imagem



Nos velhos tempos do cinema, era preciso ter muito cuidado com as fotografias.

Uma vez reveladas, cada foto teria uma resolução fixa, e se quisesse imprimir novamente ou partilhá-la online, tinha de a enviar para um laboratório fotográfico profissional para ser impressa novamente (e novamente...e novamente...). Hoje em dia, as fotografias digitais são muito mais dinâmicas - podem ser editadas e redimensionadas sem qualquer perda de qualidade, tantas vezes quantas desejar. Mas ainda é importante saber qual é a resolução das suas imagens para que não fiquem granuladas quando as edita ou as partilha online. Há também muitas situações em que poderá precisar de fotografias de alta resolução por alguma razão - talvez por razões profissionais, como uma entrevista para um emprego ou uma candidatura à universidade? Vamos explorar porquê e como!

O que é Resolução de Imagem?

A resolução da imagem é o número de pixels em cada dimensão de uma imagem digital. Os pixéis vão do preto ao branco, criando as cores da imagem. Quanto mais pixels tiver, mais detalhes pode ter na imagem. O termo "resolução" é utilizado para descrever dois aspectos diferentes de uma imagem. Um é a contagem de pixels, que é uma medida absoluta que é independente de qualquer dispositivo de visualização. O outro aspecto é o tamanho de um ficheiro de imagem, que depende da contagem de píxeis e da profundidade de bits utilizada para criar o ficheiro de imagem. Se a contagem de pixels de uma imagem for expressa em pixels por polegada (ppi), então a resolução da imagem é a mesma que a resolução dos pixels. Se a contagem de pixels for expressa em pixels por unidade (por exemplo, megapixels), então a resolução da imagem é o número de pixels na imagem vezes a resolução de pixels da imagem.

Porque é que a Resolução de Imagem é importante?

As imagens digitais são compostas por pixels individuais. Quanto mais pixels houver, mais detalhe se pode ver na imagem, e maior a resolução. Contudo, cada pixel é composto por códigos RGB (vermelho, verde, azul). Estes podem ficar um pouco granulados quando se aumenta o seu tamanho - pode mesmo ver isto se fizer zoom numa imagem do seu telefone, onde os pixéis se tornam visíveis. A resolução de uma imagem é medida em pixels por polegada (ppi). Se quiser imprimir uma imagem como um cartaz ou uma tela grande, pode precisar de uma resolução muito alta. Quanto mais pixels tiver, mais detalhes tem na imagem, e maior é a resolução. Assim, se tiver uma imagem actual e quiser partilhá-la online, mas não é tão alta resolução, pode querer aumentar a resolução antes de a carregar para os meios de comunicação social. Dessa forma, pode fazer zoom na imagem e esta não ficará granulada.

Como verificar a Resolução da Imagem

Vá para a pasta onde as suas fotografias são guardadas. Abra uma das imagens da pasta e clique no separador "Info" no canto superior direito. Deverá ver algumas informações diferentes, incluindo as dimensões dos pixels, tamanho do ficheiro, e tipo de ficheiro. Mostrar-lhe-á também a resolução da imagem. Caso contrário, clique em "detalhes". A resolução da imagem deve aparecer ao lado da palavra "detalhes". A resolução da imagem é a contagem de píxeis. Esta pode ser medida em pixels de largura por pixels de altura (ou ppw e ppi para o curto). Se alguma vez for necessário aumentar a resolução de uma fotografia, é necessário duplicar os pixels em cada dimensão. Assim, se uma fotografia tiver 800 píxeis de largura e 600 píxeis de altura, e se quiser aumentar a resolução, terá de a alterar para 1600 píxeis de largura por 1200 píxeis de altura.

Dicas para aumentar a resolução da imagem

Uma vez que cada imagem é diferente, não existe uma solução de tamanho único para aumentar a resolução da imagem. No entanto, aqui estão algumas dicas úteis: - Comece com uma imagem de qualidade em primeiro lugar Se quiser aumentar a resolução de uma imagem, precisa de começar com uma imagem de alta qualidade em primeiro lugar. Se a sua imagem for de qualidade demasiado baixa para começar, é pouco provável que consiga aumentar significativamente a sua resolução. - Usar um programa editor de fotografia Muitos programas editor de fotografia permitem-lhe redimensionar uma imagem.

Isto é muito semelhante a aumentar a resolução, mas pode não ser tão eficaz. Dependendo da qualidade da imagem original, poderá ainda ser capaz de aumentar ainda mais a resolução com um método diferente. - Não basta aumentar a largura A resolução é baseada em pixels de largura por pixels de altura. Se apenas aumentar a largura e deixar a altura na mesma, a resolução não aumentará. Por exemplo, se quiser aumentar uma imagem de 800 pixéis por 600 pixéis, não a altere apenas para 1000 pixéis por 800 pixéis. Em vez disso, aumente-a para 1600 píxeis por 1200 píxeis. Utilize websites online que o podem ajudar a ampliar a sua fotografia com melhor qualidade, tais como https://br.depositphotos.com. Uma interface simples que não o obrigará a sentar-se por muito tempo para ordenar o site.

Conclusão

A resolução é o que descreve o quão grande ou pequena é uma imagem. A resolução da imagem pode ser expressa em termos de largura e altura em pixels, ou como dpi (pontos por polegada). Quanto maior for a resolução, maior pode fazer a imagem sem que ela comece a parecer pixelada. Quando se pretende aumentar a resolução de uma fotografia, não se pretende aumentar o tamanho da imagem, mas sim aumentar o detalhe da imagem. Pode fazê-lo aumentando os pixels em cada dimensão.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade