img


Florianópolis, 04 de dezembro de 2024



CULTURA

Nova exposição da Fundação Cultural BADESC apresenta trabalhos de cinco artistas mulheres

Publicado em 15/09/2022


Nova exposição da Fundação Cultural BADESC apresenta trabalhos de cinco artistas mulheres

Shayda Cazaubon é uma das artistas participantes da exposição MEIO




Abertura da mostra, com múltiplas linguagens, será na quinta-feira, 20 de setembro, em Florianópolis

A Fundação Cultural BADESC recebe a partir de 20 de setembro a exposição inédita MEIO. Selecionada no Edital 2022, a mostra gratuita apresenta trabalhos das artistas Bruna Ribeiro, Daniela Vicentini, Elisa V. Queiroz, Lorena Galeri e Shayda Cazaubon. A abertura está marcada para as 18h.

Na mostra vão ser apresentados trabalhos produzidos entre 2018 e 2022 nas mais diversas linguagens: fotografias sobre papel, tecido e projeção digital, desenhos, escritos, instalações, esculturas, entre outras. “São pesquisas localizadas sempre no “meio”: entre corpo e planta, entre terra e céu, entre real e imaginado, entre morte e vida”, destacam as artistas.

As artistas ingressaram juntas na pós-graduação em Artes Visuais, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em agosto de 2019 e compartilharam um semestre de forma presencial. No entanto, em 2020, por conta da pandemia da Covid-19 e do desafio de estudar remotamente, resolveram criar um grupo no WhatsApp, que ganhou o nome de ´MEIO´. “Ao longo dos dois anos de isolamento social aproveitamos o grupo para trocar afetos, cuidados, textos e referências. E dialogar sobre as pesquisas em arte e vida”, compartilham as artistas.

Sobre as artistas

Bruna Ribeiro é mestra em Arte Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos pelo PPGAV/UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Possui especialização em Poéticas Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e bacharel em Artes Visuais pela mesma instituição. Atualmente participa do grupo de pesquisa Articulações Poéticas (UDESC/CNPq) e do GPA – Grupo de Pesquisa em Arte (UNESC/CNPq). Trabalha com processos autobiográficos, pensando sua própria autoimagem e representação, pesquisando também mulheres-artistas que produzem a partir do autorretrato e escritas de si dentro de uma metodologia feminista. Nasceu e reside em Criciúma/SC.

 

Daniela Vicentini é artista, terapeuta artística antroposófica (RTA 87) e doutoranda em Artes (PPGAV- UDESC), investiga conceitos de natureza, paisagem na arte e realiza obras em caminhadas, desenhos, aquarelas, escritos e processos colaborativos. Formou-se em Pintura (EMBAP, 1995); fez mestrado em História (PUC-Rio, 2000). Em 2014, realizou a exposição individual, Ma r, no Centro Cultural Badesc, em Florianópolis. Realizou estágio de doutorado sanduíche, no primeiro semestre de 2022, pela CAPES/UDESC, na Universidade de Roma III, Itália. Nasceu em Assis, São Paulo, em 29/01/1973. Atualmente reside em Florianópolis/SC.

 

Elisa V. Queiroz é artista visual e designer gráfico. Possui mestrado em Artes Visuais (UDESC) com pesquisa em processos artísticos contemporâneos, é bacharel em Artes Visuais (UDESC) e possui graduação em Design Gráfico (UFSC). Fez mobilidade acadêmica em Turim, Itália, onde cursou Belas Artes na Accademia Albertina delle Belle Arti di Torino (2021.1) e posteriormente o master em Eco-design no Politecnico di Torino (2013-2014). Já participou de diversas exposições coletivas, com destaque para “Tudo aquilo que não foi Dito”; - MESC, exposição em que estreou como curadora. Sua produção aborda questões, vividas e/ou imaginárias, criando e inventando memórias e lugares de pertencimento. Explora diversos meios como o desenho, escultura, gravura em vidro, pirografia, pintura, escritos e publicações de artista. Nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, em 18/07/1991. Atualmente reside em Florianópolis/SC.

 

Lorena Galeri tem mestrado em Artes Visuais (UDESC - 2021) com pesquisa sobre feminismo descolonial na arte contemporânea e graduação em Artes Gráficas (UFMG – 2013). Desde 2010 trabalha como fotógrafa e artista gráfica freelancer. Já participou de diversas exposições coletivas. Atualmente participa do grupo de pesquisa Articulações Poéticas (UDESC/CNPq), do Coletivo Elza (Florianópolis), e pesquisa e publica mulheres artistas através de sua editora independente, a editora Bemvinda. Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 23/05/1988. Atualmente reside em Florianópolis/SC.

 

Shayda Cazaubon é artista visual, arte educadora, designer gráfico, Doutoranda em Artes Visuais na linha de Processos Artísticos Contemporâneos e Mestra em Ensino das Artes Visuais (PPGAV/UDESC). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais (UFPel), com período de mobilidade acadêmica em Portugal (UA). Investiga o caminhar como prática poética e pedagógica, parte da noção do caminhar como meio sendo ele compreendido como um dispositivo criativo suspenso. Nascida em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 16/09/1991. Atualmente reside em Palhoça/SC.

 

Serviço: Abertura exposição MEIO de Bruna Ribeiro, Daniela Vicentini, Elisa V. Queiroz, Lorena Galeri e Shayda Cazaubon

Data: 20 de setembro – quinta-feira

Horário: 18h às 20h30

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)

Visitação de 21 de setembro a 4 de novembro de 2022 – de segunda a sexta, das 13h às 19h

Entrada gratuita












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade