Publicado em 06/09/2022
Este conteúdo deve ser dirigido aos perfis do cliente e público-alvo do negócio em causa, de modo a alcançar dois grandes objetivos: o primeiro é suscitar o interesse dos potenciais consumidores tanto na marca como nos produtos e serviços oferecidos e de fidelizar um conjunto de interessados; o segundo é o de gerar mais visitas e interações com a marca, aumentando os valores das métricas essenciais a uma melhor classificação do negócio nos buscadores da internet.
Para o fazer, os negócios devem, ao mesmo tempo, fugir do estilo de comunicação e vendas do passado, que consistia em apelos diretos e quase agressivos à compra, sem a preocupação de criar uma ligação entre marca e consumidor. O conteúdo de marketing moderno deve apelar a um sentimento emocional e aspiracional e, por conseguinte, envolver a marca e seus produtos numa história que faça sentido e que leve o cliente a ficar emocionalmente ligado a essa história.
Por Onde Começar?
Em primeiro lugar, é fundamental criar um site que estabeleça a identidade da marca, que apresente o negócio e os seus produtos e serviços e que disponha de gateways de pagamento para efetivar as vendas. Existem muitas opções fáceis e rápidas que permitem ter um site pronto e personalizado em poucas horas, fazendo com que construir um site ou criar um blog grátis nunca tenha sido tão fácil e rápido.
Neste sentido, é importante destacar os blogs como uma das ferramentas mais úteis e versáteis para o sucesso do marketing digital. Não só são uma excelente ferramenta de tráfego orgânico, através da otimização SEO do conteúdo, como também permitem combinar uma série de elementos multimédia diferentes, seja vídeo, imagem, texto ou outro. Além disso, criam o hábito nos leitores de voltar esporadicamente para acompanhar novas histórias, informações e novidades, fidelizando o público. E, não menos importante, são gratuitos.
Depois, para definir e implementar uma estratégia de marketing de conteúdo otimizada, é importante observar o que se faz no mercado, até mesmo na concorrência. Procurar um conjunto de empresas que promovam conteúdo que provoque o mesmo tipo de efeito que a marca procura provocar também. Daí deve se proceder à análise dos elementos essenciais para criar esse efeito e adaptá-los às características da marca.
Também absolutamente crucial no mundo do marketing de conteúdo é o correto tratamento e apresentação de elementos multimédia, sejam imagem, vídeo, música ou texto. Para garantir uma qualidade profissional, que afaste a imagem amadora e pouco profissional típica do início das marcas, deve se apostar em materiais e meios que permitam oferecer conteúdo de qualidade. Falamos do investimento em meios físicos, como câmaras fotográficas ou cenários, ou de serviços de profissionais, como fotógrafos, copywriters ou designers gráficos, que ajudem, com suas valências, a robustecer a história e o elemento emocional a passar para o público.
Na sequência destes dois primeiros passos devem ser escolhidas as redes e plataformas sociais adequadas ao tipo de comunicação e de produtos e serviços da empresa. Se é altamente recomendável uma comunicação multicanal, é fundamental adaptar a mensagem a cada um deles. Se, por exemplo, a comunicação for baseada em grafismo e imagem, uma boa solução será comunicar por Instagram. Se, pelo contrário, for necessário muito texto explicativo e descritivo, talvez um blog seja mais adequado. Numa terceira hipótese, se o conteúdo for passível de ser atrativo em vídeo, o ideal será um canal do YouTube ou a aposta em Webinars.
Outro caminho bastante interessante para trilhar é o das newsletters. Falamos de um conjunto de endereços de e-mails recolhidos entre pessoas que já demonstraram interesse nos conteúdos da marca e aos quais se enviam, esporadicamente, comunicações sobre novidades, promoções, ofertas e outras informações relevantes. Estes clientes são perfeitos para ser trabalhados e incentivados porque estão mais predispostos a comprar e qualquer impulso oferecido pela marca pode levar a uma compra. E, acima de tudo, é mais uma estratégia totalmente gratuita.
Por fim, um conselho: testar, testar, testar. No marketing de conteúdo, tudo gira à volta dos resultados. Cada interação, post, vídeo, vlog ou ideia lançados sob este planejamento estratégico deve ser avaliado pelos seus resultados. Existem métricas próprias de cada plataforma para medir o sucesso e o impacto de cada um, como o número de likes, visualizações, downloads, alcance, entre outros. Estes elementos devem ter seu papel na avaliação contínua da estratégia de marketing e em eventuais ajustes, conforme o impacto dos números de cada ação. É recomendável ainda utilizar ferramentas externas de avaliação como o Google Analytics, que apresenta relatórios muito detalhados com todos os dados relativos ao tráfego do site, blog ou outro.
Conclusão
Apesar de o essencial ter ficado aqui explanado, há muito por onde ir explorando no infindável mundo do marketing de conteúdo. Da adaptação do conteúdo ao público-alvo, passando pela adequação às plataformas e pela criação de uma identidade de marca única que a distinga no mercado, até à divulgação na dose certa de conteúdo relevante e que estabeleça uma ligação emocional com quem contacta, tudo conta para uma estratégia de marketing bem-sucedida.
É um trabalho que pede mentes criativas e disruptivas, que consigam procurar e imaginar novas formas de comunicar e de chegar a mais e mais consumidores.