Publicado em 01/09/2022
A 123 Milhas, uma empresa que compra milhas de outros consumidores e revende em forma de passagens aéreas, vem enfrentando uma série de reclamações dos clientes nesta retomada do turismo. Eles acusam a plataforma de cancelar passagens e outros produtos sem aviso prévio.
Segundo o Instituto Reclame Aqui, de 22 a 26 de agosto, a 123milhas recebeu 1.638 reclamações. “Para se ter uma noção dessas buscas, de 1º de agosto até o dia 14 do mesmo mês, a média de acessos à página da 123milhas no Reclame Aqui era de oito mil por dia. De 15 a 19 de agosto, cresceu para mais de 11 mil na média diária e culminou na última semana sexta-feira (26/08) com 29 mil acessos. A média, no último fim de semana, foi de 25 mil acessos”, aponta o Reclame Aqui.
No top 5 de principais problemas enfrentados pelos consumidores estão a demora para receber estorno do valor pago nas passagens canceladas, problemas na finalização das compras, não recebimento do pagamento das milhas vendidas, dificuldade em cancelar compras e cobranças indevidas.
Em nota, a empresa se pronunciou sobre o ocorrido. Leia parte do comunicado:
"A 123 Milhas honra todos os compromissos firmados com seus clientes. Não cancelou nem cancelará nenhum pacote/voo vendido em seu site, de forma deliberada.
Em relação à quantidade de reclamações no site Reclame Aqui contra a 123 Milhas é importante explicar que são, em grande parte, causadas pelo fato de o Brasil ter tido nos últimos meses um dos maiores índices de cancelamentos e alterações de voos da sua história.
Além disso, a 123 Milhas é a maior agência de viagens online do país. Na prática, de cada 100 passageiros voando hoje no Brasil, 10 compraram suas passagens na 123 milhas, em especial pela sua excelência na prestação dos seus serviços e no atendimento aos seus clientes. Portanto, é mais do que justificável essa quantidade de reclamações devido a essa situação causada por terceiros e pela relevância da 123 Milhas no mercado de turismo.
Em que pese este contexto desafiador, a 123 Milhas apoia todos os seus clientes na resolução desses e outros problemas e revê continuamente seus processos para atendê-los melhor, a cada dia, já que são sua razão de existir.…"
Notificação do Procon
O Procon-SP (Programa de Proteção de Defesa do Consumidor) notificou a plataforma de viagens e exigiu que a empresa preste esclarecimentos até 6 de setembro sobre as denúncias dos consumidores e envie documentos que demonstrem a quantidade de pessoas afetadas, o plano de devolução dos valores pagos pelos clientes lesados e o envio de passagens e comunicados a eles.
A 123 Milhas ainda deverá detalhar ao Procon as informações sobre os pacotes de viagens que oferece, especificando os serviços agregados em cada um, e demonstrar a viabilidade do cumprimento contratual do produto “Promo” — tipo de promoção com flexibilidade nas datas de embarque e desembarque, mas de apenas um dia daquele escolhido.
O órgão de defesa também quer comprovação do funcionamento dos canais de atendimento da 123 Milhas para suprir as demandas operacionais e financeiras dos consumidores.
Com informações de UOL/Reclame Aqui/ABRI