Publicado em 15/08/2022
Se hoje o time luta para subir à Série B, o torcedor, ao relembrar esses nomes, sente que é possível sonhar com tempos melhores. Boa parte da torcida acredita que, em breve, o Figueira estará de volta à Série A. E se você gosta de fazer previsões, saiba mais sobre o universo do entretenimento esportivo.
As categorias de base do Figueirense já deram ótimas contribuições ao futebol brasileiro – afinal, ajudaram a formar jogadores que brilharam nas competições nacionais e defenderam as cores da seleção. Relembre três dos principais jogadores revelados pelo clube.
Atualmente no Flamengo, Filipe Luís iniciou sua carreira no Figueirense. Lateral esquerdo de excelente qualidade técnica, ele disputou o Brasileirão de 2004 pela equipe de Florianópolis. Naquela edição, inclusive, o Figueira chegou a ser líder por algumas rodadas. No fim, acabou na 11ª colocação, mas o lateral se destacou e, no mesmo ano, acabou sendo contratado pelo Ajax.
Na Europa, o craque ainda brilharia no Atlético de Madrid e no Chelsea – além disso, defendeu a seleção brasileira na Copa de 2018, na Rússia. Nos últimos anos, Filipe Luís tem sido um dos principais jogadores do Flamengo e já é ídolo da torcida rubro-negra.
André Santos é outro grande lateral-esquerdo revelado pelo Figueirense. Ele surgiu no clube em 2002 e começou a ser utilizado em 2004, quando conquistou o Campeonato Catarinense. O jogador também foi peça-chave na campanha do Figueira na Copa do Brasil de 2007, quando o time ficou com o vice-campeonato.
Depois de sair do Figueirense, o lateral, que também atuou como meia, rodou o mundo e defendeu clubes como Corinthians, Flamengo, Grêmio, Arsenal (ING) e Fenerbahçe (TUR). O atleta também teve a honra de defender a seleção brasileira – com a camisa amarela ele conquistou a Copa das Confederações, em 2009.
Outro grande jogador revelado pelo Figueirense foi Roberto Firmino, que fez sua estreia no time profissional em 2009. No entanto, foi no ano seguinte que ele acabou definitivamente incorporado ao elenco e tornou-se uma peça fundamental na campanha que levou o clube de volta à Série A.
No fim de 2010, Firmino foi contratado pelo Hoffenheim (ALE) e deu início a uma passagem marcante pela Europa. Após quatro temporadas e meia no clube alemão, o atacante foi contratado pelo Liverpool (ING) e tem sido um dos principais destaques do clube inglês, que se tornou um dos times mais temidos da Europa. Com presença regular na seleção brasileira, Firmino também disputou a Copa de 2018.