Publicado em 15/08/2022
Na próxima quarta, 17/08, será lançada a terceira edição do Lanchinho do Bem, em prol das crianças que vêm de todo o estado de Santa Catarina para fazer atendimento ambulatorial no Hospital Infantil Joana de Gusmão. As crianças atendidas passam por cirurgias agendadas no hospital.
As crianças chegam ao hospital em jejum para operações rápidas, em torno de 30 a 90 minutos, e têm alta no mesmo dia. São crianças e mães que, em algumas situações, passam a noite inteira, até 12 horas de viagem, nas estradas para realizarem cirurgia no Hospital Infantil. Após a cirurgia, retornam às suas respectivas cidades. Como ganham alta as crianças não recebem lanche do hospital e muitas mães não possuem dinheiro para comprar alguma comida. Então, se não receberem o apoio do Lanchinho do Bem, só voltarão a comer quando chegarem em casa.
Inicialmente um médico do HI, sabendo do problema, fazia ele mesmo kits para as crianças com um suco, biscoito, bala e uma barra de chocolate. A chefe da enfermagem do Centro Cirúrgico, Adriana Bernardes, vendo a atitude do médico entrou em contato com Silvana, que é sua cunhada. Silvana, que anda de moto, imediatamente acionou os amigos e Rodrigo Lehmkuhl, proprietário de um supermercado, adotou a causa e passou a fornecer os 200 lanches necessários por mês. Dessa forma foi criado o Lanchinho do Bem, vários amigos participaram e já primeira ação, em agosto de 2021, doaram 800 lanches, o que garantiu lanches por quatro meses.
A segunda edição, em fevereiro desse ano, foi realizada em parceria com o grupo de proprietários de Harley, o HOG, e com o apoio da revista eletrônica The Riders Histories. A revista produziu a primeira peça digital para a campanha e foram arrecadados 1.500 lanches e Rodrigo completou 1.600 kits, o suficiente para atender crianças durante oito meses. Os lanches são entregues mensalmente, pois o HI não consegue estocar, então, na próxima quarta, além do lançamento da nova campanha, será feita a última entrega de 200 lanches.
Para comemorar o sucesso das duas primeiras campanhas e lançar a terceira, motociclistas de 13 grupos de motos de Florianópolis, vão sair em passeata do continente para a entrega dos kits no HI. O objetivo, de acordo com Silvana, é chamar a atenção da sociedade e aumentar a arrecadação. “Nosso desafio é arrecadar 2.400 lanches. Queremos garantir um ano de lanches às crianças atendidas pelo HI”, diz Silvana.