img

COMUNIDADE

CBMSC traz dicas de cuidados com bebês durante a amamentação

Publicado em 03/08/2022

CBMSC
CBMSC traz dicas de cuidados com bebês durante a amamentação

Desde 1991, entre os dias 1 e 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno.


A cada ano, um tema ou ângulo sobre essa questão é ressaltado para que as pessoas relembrem ou aprendam como o leite materno e a amamentação fazem a diferença na promoção à saúde da criança, no vínculo familiar e na educação.

No Brasil, além da exclusividade no primeiro semestre de vida, o Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, pois ela é a responsável por passar os nutrientes e anticorpos para a criança, protegendo contra infecções enquanto o sistema imunológico se desenvolve. 

Na foto a soldado Camila Marcelo João e o pequeno Antônio reforçam a importância da amamentação em uma pausa no treinamento da mamãe. 

Engasgamentos

Amamentar é natural, mas não é algo fácil. Os bebês já nascem sabendo sugar, porém o processo de sugar e de engolir, para alguns, pode levar mais tempo. Cada bebê é único, portanto, alguns podem apresentar menos dificuldades na hora de engolir e outros podem apresentar mais, ou seja, acaba sugando o leite rápido demais e não consegue engolir todo o leite que está em sua boca. Nesse caso, pode ocorrer o que chamamos de “afogamento com o leite”.

Esse tipo de engasgo é comum em crianças pequenas que não estão ingerindo o leite na posição correta, porém se a mãe notar que os engasgos são frequentes, é aconselhável conversar com um pediatra para que uma análise seja feita. 

Caso um engasgo ou afogamento ocorra, o primeiro passo é manter a calma, o segundo passo é fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. Para isso, trouxemos um vídeo explicativo, feito pelo Tenente-Coronel Henrique, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina:


Passo a passo de como realizar a desobstrução

1) Encaixe o queixo da criança entre os dedos indicador e médio de modo que a boca fique entreaberta;
2) coloque o bebê de bruços, de forma que a barriga fique sobre um dos antebraços;
3) coloque as pernas do bebê de maneira que fiquem uma para cada lado do braço;
4) posicione a cabeça do bebê de modo que fique ligeiramente inclinada para baixo;
5) com a outra mão, dê 5 tapotagens (tapinhas leves) nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas até que ocorram sinais de desobstrução (choro ou tosse efetiva);

Se não obtiver sucesso, continue repetindo as ações e ligue 193!
                                      
Emergências

Nos casos de engasgamento ou afogamento após a primeira tentativa de desobstrução, os familiares devem acionar o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pelo telefone 193.

Lembre-se de manter a calma e passar os dados aos atendentes. Você deve falar qual a ocorrência, o enderenço completo com referência e responder aos questionamentos do bombeiro que atender a ligação.



Com informações de ASSESSORIA DE IMPRENSA




Prefeitura de Florianópolis inicia planos de manejo de sete unidades de conservação

12/08 | Geral
De acordo com o secretário Fábio Braga, a medida é fundamental para resguardar o meio ambiente e assegurar a gestão efetiva dos espaços protegidos. 

Palco Bosque 55 destaca artistas da cena local na programação do Floripa Eco Festival

12/08 | Variedades
A cena cultural de Florianópolis nunca esteve tão forte como nos últimos anos. Artistas de diversos estilos, com diferentes influências e formas de manifestação, conquistaram espaço e, hoje, despontam em plataformas digitais e lotam shows pela cidade.

Histórias das antiprincesas Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra no Domingo com Teatro desta semana

12/08 | Cultura
O projeto direcionado ao público infantil acontece todos os domingos no Villa Romana Shopping em Florianópolis, com entrada gratuita

Feira Viva a Cidade realiza edição especial para o Dia dos Pais

12/08 | Diversao
Realizada semanalmente, a Feira Viva a Cidade promovida pela CDL de Florianópolis, por meio do Núcleo do Centro Histórico, Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, recebe edição especial em comemoração ao Dia dos Pais, comemorado no dia 14 de agosto.

Adria Santos inaugura instituto que promove esporte e cidadania

10/08 | Comunidade
Projeto da velocista e maior atleta paralímpica brasileira ensinará atletismo gratuitamente às crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais de Joinville

Confira a atualização da situação das chuvas em Florianópolis

10/08 | Cidades
A Prefeitura de Florianópolis atualiza a população sobre a situação na cidade por conta das fortes chuvas e ventos registrados na Capital desde a noite desta terça-feira (9) e durante o dia de hoje. 

Defesa Civil atualiza situação das chuvas em Santa Catarina

10/08 | Geral
A Defesa Civil de Santa Catarina atualiza a situação das chuvas que caem no estado desde a última segunda-feira, 8.

Personalizados com importados gourmet são opções de presentes para o Dia dos Pais

10/08 | Comunidade
Massas importadas, rótulos de vinhos, destilados e cervejas especiais escolhidos e harmonizados por sommelière compõem algumas das opções de presenteáveis elaborados pelo Hippo para o Dia dos Pais. Especialistas da Rede criaram várias opções de cestas gourmets que podem combinar com diferentes perfis de pais.

Defesa Civil de SC recomenda à população que evite sair de casa sem necessidade

10/08 | Geral
A passagem de um ciclone extratropical provoca chuva intensa e ventos fortes em grande parte do Estado nesta quarta-feira, 10. A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda à população que evite sair de casa, salvo em caso de necessidade, e que notifique os órgãos responsáveis sobre qualquer ocorrência.

CDL de Florianópolis e Polícia Militar lançam campanha de Segurança no Comércio

10/08 | Geral
Lançamento aconteceu na noite desta terça-feira, (9), na reunião do Conselho Deliberativo

Ciclone afasta-se de Santa Catarina no fim de quinta-feira

10/08 | Geral
Tempo permanece instável com chuva em SC e maiores volumes do centro ao leste do Estado, com chuva mais persistente e forte no Litoral e Vale do Itajaí até a tarde (Aviso de chuva). No decorrer do dia o tempo melhora a partir do oeste

Abrigo emergencial vai atender pessoas em situação de rua a partir de quarta (10) em São José

10/08 | Cidades
A Defesa Civil de São José emitiu alerta para o volume da chuva e ventos intensos nesta semana.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade