img

BRASIL

IBGE prorroga até 3 agosto inscrições para concurso de recenseador

Publicado em 01/08/2022

Tania Rego/Agencia Brasil
IBGE prorroga até 3 agosto inscrições para concurso de recenseador

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou para 3 de agosto o fim do prazo de inscrições do processo seletivo complementar para recenseadores, cujo edital foi divulgado ontem (28). São 15.075 novas vagas para trabalhar no Censo 2022.


Segundo o instituto, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários. As inscrições para o certame são gratuitas. 

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. A remuneração será por produção, calculada dependendo da região das unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), do tipo de questionário (ampliado ou simplificado), das pessoas recenseadas e do registro no controle da coleta de dados

Censo 2022

No dia 1º de agosto, o Censo 2022 vai começar. Serão mais de 183 mil recenseadores visitando todos os domicílios do país, que o IBGE calcula serem cerca de 75 milhões. Além de saber exatamente qual o tamanho de população - estimada, atualmente, em 215 milhões de habitantes, o Censo vai tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros, mostrando as principais caraterísticas socioeconômicas: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, existência de saneamento básico dos domicílios, entre outros dados.

Programado para ser feito em 2020, o Censo foi adiado por causa da pandemia de covid-19. No ano seguinte, sofreu novo adiamento, por falta de orçamento. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária.

Até o início de novembro, os recenseadores vão visitar cada domicílio do país, incluindo aldeias indígenas. Além disso, pela primeira vez, os moradores de territórios quilombolas serão contabilizados. A coleta domiciliar nas áreas indígenas começa em 10 de agosto, e a dos territórios quilombolas, em 17 de agosto.

Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.



Com informações de EBC/AGENCIA BRASIL




Prefeitura de Florianópolis inicia planos de manejo de sete unidades de conservação

12/08 | Geral
De acordo com o secretário Fábio Braga, a medida é fundamental para resguardar o meio ambiente e assegurar a gestão efetiva dos espaços protegidos. 

Palco Bosque 55 destaca artistas da cena local na programação do Floripa Eco Festival

12/08 | Variedades
A cena cultural de Florianópolis nunca esteve tão forte como nos últimos anos. Artistas de diversos estilos, com diferentes influências e formas de manifestação, conquistaram espaço e, hoje, despontam em plataformas digitais e lotam shows pela cidade.

Histórias das antiprincesas Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra no Domingo com Teatro desta semana

12/08 | Cultura
O projeto direcionado ao público infantil acontece todos os domingos no Villa Romana Shopping em Florianópolis, com entrada gratuita

Feira Viva a Cidade realiza edição especial para o Dia dos Pais

12/08 | Diversao
Realizada semanalmente, a Feira Viva a Cidade promovida pela CDL de Florianópolis, por meio do Núcleo do Centro Histórico, Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, recebe edição especial em comemoração ao Dia dos Pais, comemorado no dia 14 de agosto.

Adria Santos inaugura instituto que promove esporte e cidadania

10/08 | Comunidade
Projeto da velocista e maior atleta paralímpica brasileira ensinará atletismo gratuitamente às crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais de Joinville

Confira a atualização da situação das chuvas em Florianópolis

10/08 | Cidades
A Prefeitura de Florianópolis atualiza a população sobre a situação na cidade por conta das fortes chuvas e ventos registrados na Capital desde a noite desta terça-feira (9) e durante o dia de hoje. 

Defesa Civil atualiza situação das chuvas em Santa Catarina

10/08 | Geral
A Defesa Civil de Santa Catarina atualiza a situação das chuvas que caem no estado desde a última segunda-feira, 8.

Personalizados com importados gourmet são opções de presentes para o Dia dos Pais

10/08 | Comunidade
Massas importadas, rótulos de vinhos, destilados e cervejas especiais escolhidos e harmonizados por sommelière compõem algumas das opções de presenteáveis elaborados pelo Hippo para o Dia dos Pais. Especialistas da Rede criaram várias opções de cestas gourmets que podem combinar com diferentes perfis de pais.

Defesa Civil de SC recomenda à população que evite sair de casa sem necessidade

10/08 | Geral
A passagem de um ciclone extratropical provoca chuva intensa e ventos fortes em grande parte do Estado nesta quarta-feira, 10. A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda à população que evite sair de casa, salvo em caso de necessidade, e que notifique os órgãos responsáveis sobre qualquer ocorrência.

CDL de Florianópolis e Polícia Militar lançam campanha de Segurança no Comércio

10/08 | Geral
Lançamento aconteceu na noite desta terça-feira, (9), na reunião do Conselho Deliberativo

Ciclone afasta-se de Santa Catarina no fim de quinta-feira

10/08 | Geral
Tempo permanece instável com chuva em SC e maiores volumes do centro ao leste do Estado, com chuva mais persistente e forte no Litoral e Vale do Itajaí até a tarde (Aviso de chuva). No decorrer do dia o tempo melhora a partir do oeste

Abrigo emergencial vai atender pessoas em situação de rua a partir de quarta (10) em São José

10/08 | Cidades
A Defesa Civil de São José emitiu alerta para o volume da chuva e ventos intensos nesta semana.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade