img


Florianópolis, 27 de novembro de 2024



COMUNIDADE

Cuidados do pós-parto: O que não se deve fazer

Publicado em 20/07/2022


Cuidados do pós-parto: O que não se deve fazer



A gravidez é um momento mágico na vida da mulher. Assim como o parto, quando a criança nasce. Por outro lado, tudo pode mudar quando os cuidados do pós-parto são ignorados. Sabe por quê?

Pois, algumas ações põem em risco o estado físico da mãe e de seu bebê. Mesmo que sejam realizadas de forma inconsciente.

E não para por aí, viu? É muito importante aprender a proteger a pele, a se alimentar bem e a cuidar do emocional.

Afinal de contas, as mudanças de humor ocorrem com certa frequência neste período. Por isso as mamães precisam de todo suporte possível. A fim de proteger a própria saúde e o desenvolvimento do seu filho.

O primeiro passo, no entanto, é conhecer os cuidados do pós-parto: o que não se deve fazer. Assim, é possível redobrar a atenção. Optando acima de tudo por tarefas livres de riscos. Não é mesmo?

Confira os pontos essenciais para atentar-se no pós-parto.

O que é pós-parto?

O pós-parto é o período após o nascimento do bebê. O qual também é chamado de “puerpério”. Ele dura cerca de 6 semanas depois do parto. Com isso, o corpo feminino vai retornando ao estado normal.

É provável, contudo, que as mudanças sejam notadas rapidamente. O que, por sua vez, é bastante normal. Afinal, todo corpo muda com a gravidez.

Ainda assim, existem algumas ocorrências perigosas dessa época, embora sejam incomuns. Como a hemorragia, a depressão pós-parto, a cistite, a mastite e a endometrite.

Portanto, é fundamental seguir as dicas para tornar este momento único memorável. Evitando assim alguns problemas.

Cuidados do pós-parto: O que Não fazer!

Agora você verá os erros mais comuns de mulheres no pós-parto. Preste atenção em cada item para saber o que não fazer nesta etapa.

Ignorar as cicatrizes

O nascimento do bebê estimula sensações incríveis. Porém, isso se mistura com as novas tarefas que os pais têm pela frente, não é mesmo?

Assim, com tanta coisa para fazer, algumas mulheres se colocam em último plano. E por causa disso ignoram as cicatrizes. Sem dúvida, é muito arriscado não cuidar das cicatrizes.

Elas devem ser higienizadas, com água e sabão neutro. Seguindo, é claro, as orientações médicas. A fim de evitar a reprodução de micro-organismos que prejudicam a saúde das mães.

Além do mais, é essencial ficar alerta diante de alguns fatores. Como vermelhidão, coceira, sangramento, dor, secreção e mau odor.

Descartar a dor

A princípio, a mulher não entende porque está sentindo dor no pós-parto. Inclusive na área do períneo. Com isso, corre para o hospital para pedir ajuda.

É óbvio que toda dor tem uma explicação. Entretanto, a dor no períneo é bastante comum no pós-parto. Então, não há motivo para pânico. Lembre-se que esse incômodo está conectado à cirurgia, ao parto. Portanto, não é incomum.

Mas, para minimizar esse efeito, vale a pena usar compressa gelada. Bem como tomar um analgésico liberado pelo médico (que não interfira no aleitamento materno). Isso certamente irá ajudar!

Ter relação sexual no puerpério

Ter relação sexual no puerpério, ou seja, no pós-parto, é contraindicado pelos médicos. Porque o corpo da mulher ainda está fragilizado. O útero se recuperando, voltando ao formato normal. Assim como a região íntima que pode apresentar dores durante o ato.

Além do mais, o hormônio feminino responsável pela produção do leite diminui a libido. Com isso, a mulher tem menos desejo e atração. Então, é algo que não se deve fazer no pós-parto.

Não fazer a higiene adequada

Fazer a higiene adequada não é só no pós-parto, é verdade, mas em todos os momentos. No entanto, devido ao parto, esse cuidado deve ser redobrado. A higiene deve ser feita à base de água e sabão neutro.

Caso contrário tanto o corte como a região íntima podem apresentar alguma inflamação. O que, sem dúvida, é muito perigoso nessa época.

Outro ponto essencial é a troca de absorventes durante a loquiação. Um tipo de secreção vaginal comum no puerpério. Ela apresenta uma coloração vermelha, que escurece com o tempo. Desse modo, a limpeza deve ser levada à risca, a fim de impedir a ação de bactérias. O que pode provocar até mesmo uma infecção generalizada.

Além disso, os cuidados do pós-parto carecem de hábitos saudáveis. Portanto, a mãe deve evitar o consumo de álcool, tabaco e alguns medicamentos. E claro, estar atenta ao seu bem-estar, e às restrições durante o aleitamento.

Por Priscila de Almeida












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...