img

CULTURA

Pré-estreia do documentário Para não esquecer a guerra acontece nesta quinta-feira em Florianópolis

Publicado em 28/06/2022

Pré-estreia do documentário Para não esquecer a guerra acontece nesta quinta-feira em Florianópolis

As sessões contam com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e têm entrada gratuita. Elenco e equipe do filme estarão presentes na ocasião.


No dia 30 de junho, às 18h30 e 20h, ocorre a pré-estreia do documentário "Para não esquecer a guerra" na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Baseado na peça teatral “Nas trincheiras da guerra, a fé é a arma!” o documentário é uma realização coletiva envolvendo Plural Filmes, Associação Cultural Coração do Contestado e Escola de Educação Básica 30 de Outubro, onde estudam os alunos que participam da produção. A escola localizada na zona rural de Santa Catarina, em um assentamento da reforma agrária, reuniu estudantes e professores para trabalhar com o tema da Guerra do Contestado transformando o texto criado pelos alunos em peça teatral, usando a arte em suas múltiplas formas – encenação, dança, poesia e música – para rememorar uma guerra que aconteceu em seu território.

A peça foi apresentada em 2017, primeiramente na própria escola, depois em ginásios e pavilhões, durante a Semana do Contestado, que todos os anos no mês de outubro mobiliza o município de Lebon Régis e cidades vizinhas, na região do Meio Oeste catarinense. Mas foi no ano de 2019 que “Nas trincheiras da guerra, a fé é arma!” chegou até a Igreja Matriz do município, com uma encenação marcante, reunindo um público diverso. Essa apresentação chamou a atenção da Plural Filmes, realizadora audiovisual independente de Florianópolis, que tem na questão agrária e, consequentemente, na Guerra do Contestado, um tema recorrente em suas produções.

A filmagem do documentário foi feita em dezembro de 2021, depois de um trabalho de pesquisa de locação, envolvendo a Associação Cultural Coração do Contestado, grupo que deu o pontapé inicial na mobilização de professores e direção da escola em torno da temática do Contestado.

Sinopse

Alunos de uma escola rural situada em território onde aconteceu a Guerra do Contestado, criam e apresentam uma peça de teatro dentro de uma igreja de madeira, típica do período do conflito, quando 11 igrejas que serviam de refúgio para mulheres e crianças, foram queimadas pelo Exército e por aqueles que se diziam donos das terras.

Equipe técnica:

Realização coletiva Associação Cultural Coração do Contestado (coordenador de projetos Carlos Nedi Veiga da Silva), Escola de Educação Básica 30 de outubro (pedagoga Hellen Heine Carlin Barreto), Plural Filmes (Glauco Broering, Helio Levcovitz, Ju Baratieri, Kike Kreuger, Laila di Pietro, Leandro Cordeiro, Marcia Paraiso, Maria Paraiso, Nara Hailer e Ralf Tambke.

Serviço:

O quê: Pré-estreia do documentário Para não esquecer a guerra"

Quando: 30/06/2022, às 18h30 e às 20h

Onde: Sala de Cinema Gilberto Gerlach - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)

Av.Gov.Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita 





Prefeitura de Florianópolis inicia planos de manejo de sete unidades de conservação

12/08 | Geral
De acordo com o secretário Fábio Braga, a medida é fundamental para resguardar o meio ambiente e assegurar a gestão efetiva dos espaços protegidos. 

Palco Bosque 55 destaca artistas da cena local na programação do Floripa Eco Festival

12/08 | Variedades
A cena cultural de Florianópolis nunca esteve tão forte como nos últimos anos. Artistas de diversos estilos, com diferentes influências e formas de manifestação, conquistaram espaço e, hoje, despontam em plataformas digitais e lotam shows pela cidade.

Histórias das antiprincesas Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra no Domingo com Teatro desta semana

12/08 | Cultura
O projeto direcionado ao público infantil acontece todos os domingos no Villa Romana Shopping em Florianópolis, com entrada gratuita

Feira Viva a Cidade realiza edição especial para o Dia dos Pais

12/08 | Diversao
Realizada semanalmente, a Feira Viva a Cidade promovida pela CDL de Florianópolis, por meio do Núcleo do Centro Histórico, Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, recebe edição especial em comemoração ao Dia dos Pais, comemorado no dia 14 de agosto.

Adria Santos inaugura instituto que promove esporte e cidadania

10/08 | Comunidade
Projeto da velocista e maior atleta paralímpica brasileira ensinará atletismo gratuitamente às crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais de Joinville

Confira a atualização da situação das chuvas em Florianópolis

10/08 | Cidades
A Prefeitura de Florianópolis atualiza a população sobre a situação na cidade por conta das fortes chuvas e ventos registrados na Capital desde a noite desta terça-feira (9) e durante o dia de hoje. 

Defesa Civil atualiza situação das chuvas em Santa Catarina

10/08 | Geral
A Defesa Civil de Santa Catarina atualiza a situação das chuvas que caem no estado desde a última segunda-feira, 8.

Personalizados com importados gourmet são opções de presentes para o Dia dos Pais

10/08 | Comunidade
Massas importadas, rótulos de vinhos, destilados e cervejas especiais escolhidos e harmonizados por sommelière compõem algumas das opções de presenteáveis elaborados pelo Hippo para o Dia dos Pais. Especialistas da Rede criaram várias opções de cestas gourmets que podem combinar com diferentes perfis de pais.

Defesa Civil de SC recomenda à população que evite sair de casa sem necessidade

10/08 | Geral
A passagem de um ciclone extratropical provoca chuva intensa e ventos fortes em grande parte do Estado nesta quarta-feira, 10. A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda à população que evite sair de casa, salvo em caso de necessidade, e que notifique os órgãos responsáveis sobre qualquer ocorrência.

CDL de Florianópolis e Polícia Militar lançam campanha de Segurança no Comércio

10/08 | Geral
Lançamento aconteceu na noite desta terça-feira, (9), na reunião do Conselho Deliberativo

Ciclone afasta-se de Santa Catarina no fim de quinta-feira

10/08 | Geral
Tempo permanece instável com chuva em SC e maiores volumes do centro ao leste do Estado, com chuva mais persistente e forte no Litoral e Vale do Itajaí até a tarde (Aviso de chuva). No decorrer do dia o tempo melhora a partir do oeste

Abrigo emergencial vai atender pessoas em situação de rua a partir de quarta (10) em São José

10/08 | Cidades
A Defesa Civil de São José emitiu alerta para o volume da chuva e ventos intensos nesta semana.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade