img

COMUNIDADE

Festival Enchefs promove etapa estadual em Florianópolis no próximo dia 27 com transmissão ao vivo

Publicado em 22/06/2022

Enchefs/Divulgação
Festival Enchefs promove etapa estadual em Florianópolis no próximo dia 27 com transmissão ao vivo

Cinco finalistas regionais disputam vagas para a grande final, que acontecerá em agosto, em Macapá


Apresentar a regionalidade de Santa Catarina em um prato ou um coquetel. Este é o grande desafio dos cinco finalistas que disputam no dia 27 de junho, na Faculdade Senac Florianópolis, a etapa estadual do Festival Enchefs. Os três vencedores – dois profissionais de cozinha e um de coquetelaria – avançam para a final nacional, o prêmio Dólmã, considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira, que acontece em agosto, em Macapá. Participarão da final também candidatos da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Ceará e Pará.

Em Santa Catarina foram classificados: Lucas Zappelini (Criciúma), com um risoto de chocolate e cumaru, com sorbet de butiá e farofa de queijo azul; Camila Figueredo (Joinville), com mariscos na cachaça com mil folhas de batata, molho aioli de manjericão e esferas agridoce de pitaya com toque de pimenta; Maria do Nascimento Garcia (Florianópolis), com o prato Memória pelo Avesso; Janaina Cássia Goelner (Joinville), com uma caipira de banana; e Carolina Feijó Schmitd (Florianópolis), com o drink Temperança.

Para a embaixadora do Festival em Santa Catarina, Janete Borges, o nível dos candidatos da edição de 2022 foi altíssimo, comprovando que o estado conta com muitos profissionais talentosos ainda não revelados. “Não é apenas elaborar um prato ou um coquetel. Tem a ver com se conectar com a cultura local, explorar ao máximo o saber e sabores, e compartilhar esse conhecimento com outros profissionais”, destaca a chef.

A expectativa para a final estadual é ainda maior, levando em consideração a complexidade dos pratos e drinks apresentados nas etapas regionais. “Todos os finalistas estão preparados e devem apresentar muito mais na etapa final, pois sabem da importância de representar Santa Catarina e mostrar seu trabalho no Prêmio Dólmã”, conclui Janete.

"Os candidatos apresentaram criações bem variadas com os produtos catarinenses na etapa regional. A criatividade, inovação e técnicas aplicadas chamaram a atenção. Percebe-se que ali há estudo, pesquisa e prática, componentes que fazem parte do dia a dia do profissional de cozinha e da coquetelaria. A final certamente será surpreendente, estamos ansiosos para ver os usos e técnicas que serão aplicadas, respeitando e valorizando a sociobiodiversidade do território catarinense", pontua Nathália Bernardinetti, Analista de Projetos Educacionais do Senac SC, responsável pelo Observatório da Gastronomia.

O Enchefs será transmitido com exclusividade pela Urban TV em parceria com o Senac/SC e Portal da Ilha Digital. Você poderá assistir pelos sites portaldailha.com.br/aovivo/ e urbantv.com.br/live/, e pelo youtube.com/urbantvbrasil.

CONHEÇA OS FINALISTAS:

LUCAS ZAPPELINI – tem 27 anos, natural de Criciúma. Cozinha desde os 12. Iniciou na gastronomia em Portugal e em 2021 abriu seu próprio restaurante em Criciúma, o Coffee Brain.

CAMILA FIGUEREDO – natural de São Paulo, mora em Santa Catarina há 4 anos. Formada em gastronomia, marcou passagem pelo renomado D.O.M., do chef Alex Atala.

MARIA DO NASCIMENTO GARCIA – bacharel em Gastronomia, hoje é professora de Cozinha Oriental. Tem experiência na área de Gastronomia com ênfase em turismo e cozinha asiática. É chef executiva do Jun Kappo Sushi.

JANAINA CÁSSIA GOELNER – natural de Chapecó, é estudante de nutrição. Divide seu tempo entre comidas e drinks, no restaurante do esposo, na cidade de Luiz Alves.

CAROLINA FEIJÓ SCHMITD – tem 30 anos, natural de Irani, e atua como bartender há mais de 2 anos na região da Costa Esmeralda, no litoral catarinense.

APOIADORES:

Além do Senac SC, são apoiadores do Enchefs: Observatório da Gastronomia Senac SC, Camila Gallo Comunicação e  Amplocom Comunicação, Urban TV Brasil, SystemVac, Gourmet Acessórios, Reunidas, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau ( Destino Floripa ).

SERVIÇO

Festival Enchefs – Final da etapa catarinense do prêmio nacional Dólmã

Data: 27 de junho, segunda-feira

Local: Faculdade Senac Florianópolis – Rua Silva Jardim, 360 – Centro. Informações: (48) 99999-2642 e (48) 99841-0117


Enchefs
Festival Enchefs promove etapa estadual em Florianópolis no próximo dia 27 com transmissão ao vivo






Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana

28/06 | Economia
Não satisfeita em já ser uma bem-sucedida sócia do salão de beleza Léa Dutra, o mais antigo da cidade, no calçadão do centro de São Joaquim, há três anos Sabrina Dutra de Liz Costa, 47 anos, resolveu revolucionar a rotina do sítio da família, o Zaga Costa, na Chapada Bonita, a sete quilômetros de distância do centro do município.

Festival de Inverno: Concurso fotográfico irá premiar a melhor foto do frio em São Joaquim na Serra Catarinense

28/06 | Regional
Os fotógrafos residentes em São Joaquim deverão expor 03 fotos cada, mostrando as belezas naturais que o frio proporciona na fantástica cidade da neve.

Memorial do Centro Educacional Menino Jesus apresenta cartilha e documentário sobre implantação de Plano Museológico

28/06 | Comunidade
O Plano Museológico, assim como o plano estratégico de uma empresa, é a ferramenta para organizar a gestão do museu e tem a duração de 10 anos, quando ele será reavaliado.

Salão Náutico Marina Itajaí recebe diversos modelos de lanchas de luxo entre os dias 7 e 10 de julho

28/06 | Geral
Visitantes poderão conhecer de perto embarcações que fazem sucesso no Brasil e exterior durante o maior evento náutico do sul do Brasil, o Salão Náutico Marina Itajaí, que ocorre de 7 a 10 de julho.

Estética in Sul reúne mais de 5 mil pessoas durante três dias de evento em Florianópolis

28/06 | Geral
Maior evento de estética, saúde e bem-estar de Santa Catarina recebeu palestrantes de renome para congressos e workshops no CentroSul

Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá

28/06 | Variedades
O Festival Enchefs 2022 ? considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira - já tem os seus vencedores em Santa Catarina. Confira trechos da transmissão ao vivo logo abaixo realizado pela Urban TV e Portal da Ilha Digital

Hora de conhecer uma nova geração de startups na final do Arena CELTA em Florianópolis

28/06 | Tecnologia
Finalistas apresentarão suas propostas para um grupo de investidores em evento a partir das 13h30, no Sapiens Parque, em Florianópolis

Pedro Silva expõe Retrospectiva no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis

28/06 | Cultura
O artista plástico paulistano radicado em Nova Iorque estará nos dias 02 e 03 de julho em Florianópolis, apresentando um compilado de suas criações entre os anos de 1999 e 2022. A curadoria da exposição está sob os cuidados de Paty Koerich

UFSC, Casan e Fapesc investem em pesquisas que beneficiarão a Lagoa da Conceição

28/06 | Comunidade
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) irão investir cerca de R$ 3,2 milhões em pesquisas que beneficiam a Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

77 quilos de maconha são interceptados pela PRF a caminho de Florianópolis

28/06 | Policia
Dezenas de tabletes de droga ocupavam grande parte de automóvel abordado na BR 101

Pré-estreia do documentário Para não esquecer a guerra acontece nesta quinta-feira em Florianópolis

28/06 | Cultura
As sessões contam com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e têm entrada gratuita. Elenco e equipe do filme estarão presentes na ocasião.

Prefeitura de Florianópolis e sindicato selam acordo definido pela Justiça pelo fim da greve

28/06 | Cidades
A compensação de faltas ficará a cargo do judiciário.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade