img

CIDADES

São José ameaça romper contrato de concessão com a Casan

Publicado em 21/06/2022

Henrique Santos/CMSJ
São José ameaça romper contrato de concessão com a Casan

Empenhado em viabilizar a construção da ETE Potecas, Executivo envia projeto para Câmara doando área de 110 mil m2 para obra


O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila admitiu na manha desta terça-feira, durante entrevista à uma rádio, como uma última medida, romper o contrato de concessão com a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), caso a obra da ETE Potecas não saia do papel. “Estou cético com relação à Casan. Meu histórico com a empresa como vereador, não é nada contra as pessoas, mas a entidade tem um débito com o município enorme e espero que vá para frente. Resolver nós vamos, de um jeito ou de outro”, afirmou o prefeito.

Orvino destacou que a construção da ETE Potecas é uma pauta de sua gestão. “É inadmissível que você tenha uma fratura exposta no meio da cidade numa região para onde São José vai crescer”, desabafou o prefeito em relação ao atual sistema de tratamento de esgoto, que exala mau odor que se espalha por toda a região, chegando inclusive no Shopping Continente.

Lembrando que o município é o segundo em arrecadação no estado, o prefeito lamentou que a Casan não esteja “levando a sério a cidade como merece”. Orvino observou que a situação em Potecas é crônica, clamando pela nova estação. “A população não aguenta mais. Quando assumi como prefeito em janeiro de 2021, procurei o Judiciário e pedi ajuda. Fica muito difícil a gente tratar quando a coisa não vai para frente. O tempo passa muito rápido”, observou.

De maneira a viabilizar a obra na “corrida contra o tempo”, o Município tem feito o dever de casa, disponibilizando as áreas para que a Casan inicie a obra. “Propus para ir mais rápido ceder o terreno ao lado da estação. Eles queriam desativar as lagoas aos poucos e vi que isso ia demorar muito. Pediram terreno de 50 mil m2, demos 75 mil m2. O problema não é área”, lembrou o prefeito.

Casan afirma ter um projeto

Em ofício recentemente encaminhado ao Executivo, a Casan informou que a obra exigirá uma área total de 180 mil m2 e pediu um espaço adicional de 50 mil m², tendo o prefeito ofertado novamente metragem maior, de 110 mil m², que será objeto do projeto de lei que deve ser encaminhado nessa terça-feira (21) à Câmara de Vereadores. A doação visa acelerar o início da obra da nova estação que virou um dos maiores compromissos da atual gestão.A nova Estação de Tratamento (ETE) de Potecas vai atender uma antiga demanda da população para colocar fim ao mau odor que exala da atual estação. A nova estrutura será construída em área doada pelo município aos fundos da atual estação (esquina da rua Kiliano Hames com Francisco Torquato Rosa), devendo ser entregue no prazo de dois anos. O termo ainda prevê, ao encargo da Casan, a recuperação ambiental da área, que ganhará um parque municipal. O investimento previsto é de R$ 280 milhões.

Vereadores recebem esclarecimentos da Casan sobre ETE Potecas e Trato pelo Rio Araújo

Ainda na tarde deesta terça-feira, 21, a Comissão Especial de Estudos e Acompanhamento dos Serviços Prestados pela CASAN se reuniu na Câmara Municipal de São José, onde ouviu esclarecimentos de servidores da empresa acerca da Estação de Tratamento da Lagoa de Potecas e do Trato pelo Rio Araújo.

Estiveram no Legislativo, o técnico Rodrigo Miranda e o Superintendente Regional de Negócios da Casan, Joel Horstmann, onde prestaram informações aos parlamentares. Durante o encontro, este citou a previsão de que em 30 dias seja assinado o contrato para a construção da ETE Potecas, dando assim o pontapé inicial para atender uma das maiores demandas do município junto à Casan.

Participaram ainda da reunião os integrantes da Comissão Especial: vereadores Constâncio Maciel Neto, Adair Tessari, Jair Costa, Edilson Vieira, além da presidente da Câmara, vereadora Méri Hang e os parlamentares Ruanito da Silva, Mauro Henrique da Silva e Antônio Carlos da Silveira Jr.

A Comissão Especial de Estudos e acompanhamento dos serviços prestados para captação, tratamento, distribuição de água e saneamento básico da CASAN no Município de São José/SC foi criada em 14 de março de 2022 e tem duração de 12 meses.





Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana

28/06 | Economia
Não satisfeita em já ser uma bem-sucedida sócia do salão de beleza Léa Dutra, o mais antigo da cidade, no calçadão do centro de São Joaquim, há três anos Sabrina Dutra de Liz Costa, 47 anos, resolveu revolucionar a rotina do sítio da família, o Zaga Costa, na Chapada Bonita, a sete quilômetros de distância do centro do município.

Festival de Inverno: Concurso fotográfico irá premiar a melhor foto do frio em São Joaquim na Serra Catarinense

28/06 | Regional
Os fotógrafos residentes em São Joaquim deverão expor 03 fotos cada, mostrando as belezas naturais que o frio proporciona na fantástica cidade da neve.

Memorial do Centro Educacional Menino Jesus apresenta cartilha e documentário sobre implantação de Plano Museológico

28/06 | Comunidade
O Plano Museológico, assim como o plano estratégico de uma empresa, é a ferramenta para organizar a gestão do museu e tem a duração de 10 anos, quando ele será reavaliado.

Salão Náutico Marina Itajaí recebe diversos modelos de lanchas de luxo entre os dias 7 e 10 de julho

28/06 | Geral
Visitantes poderão conhecer de perto embarcações que fazem sucesso no Brasil e exterior durante o maior evento náutico do sul do Brasil, o Salão Náutico Marina Itajaí, que ocorre de 7 a 10 de julho.

Estética in Sul reúne mais de 5 mil pessoas durante três dias de evento em Florianópolis

28/06 | Geral
Maior evento de estética, saúde e bem-estar de Santa Catarina recebeu palestrantes de renome para congressos e workshops no CentroSul

Festival Enchefs seleciona três profissionais de Santa Catarina para a final nacional que acontecerá em Macapá

28/06 | Variedades
O Festival Enchefs 2022 ? considerado o Oscar da Gastronomia Brasileira - já tem os seus vencedores em Santa Catarina. Confira trechos da transmissão ao vivo logo abaixo realizado pela Urban TV e Portal da Ilha Digital

Hora de conhecer uma nova geração de startups na final do Arena CELTA em Florianópolis

28/06 | Tecnologia
Finalistas apresentarão suas propostas para um grupo de investidores em evento a partir das 13h30, no Sapiens Parque, em Florianópolis

Pedro Silva expõe Retrospectiva no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis

28/06 | Cultura
O artista plástico paulistano radicado em Nova Iorque estará nos dias 02 e 03 de julho em Florianópolis, apresentando um compilado de suas criações entre os anos de 1999 e 2022. A curadoria da exposição está sob os cuidados de Paty Koerich

UFSC, Casan e Fapesc investem em pesquisas que beneficiarão a Lagoa da Conceição

28/06 | Comunidade
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) irão investir cerca de R$ 3,2 milhões em pesquisas que beneficiam a Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

77 quilos de maconha são interceptados pela PRF a caminho de Florianópolis

28/06 | Policia
Dezenas de tabletes de droga ocupavam grande parte de automóvel abordado na BR 101

Pré-estreia do documentário Para não esquecer a guerra acontece nesta quinta-feira em Florianópolis

28/06 | Cultura
As sessões contam com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e têm entrada gratuita. Elenco e equipe do filme estarão presentes na ocasião.

Prefeitura de Florianópolis e sindicato selam acordo definido pela Justiça pelo fim da greve

28/06 | Cidades
A compensação de faltas ficará a cargo do judiciário.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade