img


Florianópolis, 28 de novembro de 2024



COMUNIDADE

Leão-marinho encontrado em praia de Florianópolis morto tinha pneumonia gravíssima

Publicado em 13/06/2022


R3 Animal/Divulgação
Leão-marinho encontrado em praia de Florianópolis morto tinha pneumonia gravíssima



Animal foi encontrado por pescadores na manhã desta segunda-feira

O resultado do exame de necropsia demonstrou que o leão-marinho ( Otaria flavescens ) que encalhou morto na praia da Lagoinha do Norte, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira, 13, tinha uma pneumonia supurativa gravíssima.
 
Segundo o médico-veterinário Sandro Sandri, a doença aparentava ser antiga. “A pneumonia tinha tomado o pulmão e muito provavelmente tenha sido a causa do óbito”, avalia Sandro. 

O animal não tinha nenhum sinal de interação antrópica, interna ou externa. “O interessante é que não havia conteúdo intestinal algum. O que sugere que o leão-marinho estava sem se alimentar há vários dias”. 

Encalhe

O leão-marinho encalhou sem vida no início da manhã. Pescadores acionaram a R3 Animal por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e uma equipe transportou o animal até o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), onde ele passou pelo exame necroscópico. 

O mamífero marinho era um macho adulto, media 2,74 metros e pesava 348 quilos e estava avançado estágio de decomposição. 
Desde 2019, a R3 Animal monitora um grupo de leões-marinhos que utiliza um costão rochoso na Ilha de Santa Catarina como descanso. Entretanto, durante o outono/inverno, animais dessa espécie podem ser avistados em nossa região. Eles saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e chegam em nossas praias em busca de alimento e descanso.  

Vivem entre 18 e 20 anos na natureza, as fêmeas podem atingir o tamanho de 2,20 metros e pesar 150 quilos, enquanto os machos, podem medir mais de 2,60 metros e pesar cerca de 350 quilos.

No Rio Grande do Sul existem dois locais onde são encontrados leões-marinhos e lobos-marinhos, que são os Refúgios de Vida Silvestre (REVIS), um situado na cidade de São José do Norte, o REVIS do Molhe Leste, e outro na cidade de Torres, o REVIS da Ilha dos Lobos.

📞Em caso de encalhe mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!
➡️O CePRAM/R3 Animal fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
ℹ️ O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
🐧O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
📍O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina.












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade