img

Florianópolis, 25/04/2024




COMUNIDADE

Câmara celebra a Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis

Publicado em 18/05/2022


Édio Hélio Ramos
Câmara celebra a Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis



No próximo sábado, dia 21 de maio, acontece a Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis.

Como forma de homenagear esse recorte da cultura manezinha, a Câmara Municipal de Florianópolis promoveu uma solenidade durante o Grande Expediente desta terça-feira (17).

O Ciclo do Divino Espírito Santo é uma manifestação religiosa trazida para Florianópolis pelos migrantes açorianos em 1748, sendo celebrada no período de Pentecostes ou no “quinquagésimo”, que indica a descida do Espírito Santos sobre os apóstolos cinquenta dias após a Páscoa. A tradição é marca permanente da cultura do litoral de Santa Catarina, mesclando elementos religiosos, profanos e folclóricos, com novenas, promessas, folguedos populares, folias e cantorias, além da procissão da corte imperial e da cerimônia de coroação do Imperador, alusivas à devoção da Rainha Isabel de Aragão (1270-1336).

"A homenagem é fazer um justo tributo a esta cultura ancestral, que nos ensina que a idade do Espírito Santo é a era da partilha e da solidariedade entre todos os seres humanos", disse o vereador autor do requerimento Edinon Manoel da Rosa - Dinho (União Brasil). Depois da abertura do Ciclo do Divino, as 14 comunidades da capital celebram o período em festas semanais feitas de maio a setembro.

Historiador e presidente da Casa dos Açores de Santa Catarina, o professor Sérgio Luiz Ferreira falou da alegria de voltar a comemorar o Ciclo depois de dois anos de pandemia sem poder realizar as festividades. "Que esse ano a gente possa, em todas as nossas comunidades, fazer a nossa festa como nós sempre gostamos: de podermos estarmos juntos, nos abraçando, festejando e celebrando o que de mais bonito a devoção ao Espírito Santo nos traz, que é a solidariedade e que é a partilha".

O prefeito Topázio Neto (Sem Partido) destacou o envio de R$ 15 mil para cada uma das comunidades poderem realizar as comemorações, valor que já está em processo de pagamento. "A gente sabe que a festa custa muito mais do que isso, mas a gente também confia e tem certeza da mobilização de cada uma das comunidades para fazer a melhor festa dentro das possibilidades de cada comunidade".

Esse valor, segundo o chefe de gabinete do prefeito Fábio Botelho, era até então de R$ 10 mil, usado para custear os trajes da procissão. O objetivo do aumento foi ajudar também na infraestrutura das festas. "Mais do que a ajuda financeira, vai o nosso dever da manutenção da nossa cultura. E aqui estamos, em um momento único comemorando e talvez exaltando todo o esforço cultural da prefeitura de fazer com que essa tradição seja mantida e cada vez mais valorizada".



Com informações de ASCOM/CMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...