img

Florianópolis, 24/04/2024




COMUNIDADE

Abrasel comemora sanção da lei que reduz ICMS sobre alimentos em SC

Publicado em 12/05/2022


Abrasel comemora sanção da lei que reduz ICMS sobre alimentos em SC



A sanção da lei que reduz a alíquota para alimentos, de 7% para 3,2%, é comemorada pela Abrasel em Santa Catarina, que lutou por dois anos para esta conquista.

Esta equiparação da carga de ICMS com a do Paraná deve gerar diversos impactos positivos:

- Para o consumidor, um potencial de redução de até 3,8% no preço das refeições naqueles estabelecimentos que se beneficiam pela medida (os que faturam mais de 10 mil/dia). Ou na redução de repasse de aumento de custos, uma vez que o segmento vive um período de alta inflação (30% na energia elétrica, 30% no gás, 10% nos salários, 30% nos queijos e laticínios e 40%, em média, nas carnes).

- Para os empresários do setor, uma vez que a maioria dos consumidores vai ao estabelecimento com certo orçamento para gastar. Com a redução do imposto, ele tende a dispor dessa diferença no consumo de produtos, ativando a economia.

- E, o mais importante, a questão social, uma vez que a crise representou o fechamento de 5 mil empresas e o corte de 40 mil postos de trabalho. A medida ajudará a preservar empresas e empregos.

A Abrasel reitera que a lei confere justiça tributária tanto àqueles que investem no setor, que terão a mesma carga de ICMS de outros estados, quanto ao consumidor, que pagava a mais alta carga de impostos do país em um estado que, mês a mês, tem superávit de arrecadação, com recordes mesmo durante o auge da pandemia. E que permanecerá trabalhando pela equiparação do ICMS dos vinhos, espumantes e destilados, que os catarinenses ainda pagam 25%, enquanto os paranaenses apenas 3,2%.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade