img

TURISMO

Operadoras de Turismo embarcaram 7,4 milhões de passageiros em 2021 e ultrapassaram marca obtida antes da pandemia

Publicado em 09/04/2022

Operadoras de Turismo embarcaram 7,4 milhões de passageiros em 2021 e ultrapassaram marca obtida antes da pandemia

Depois de 2020, ano no qual o mundo foi pego de surpresa com a chegada de uma pandemia inimaginável, 2021 começou com expectativas tímidas de recuperação do Turismo, mas terminou com resultados surpreendentemente positivos.


É o que mostra o Anuário Braztoa 2022, estudo realizado pela BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) em parceria com a SPRINT Dados, empresa de consultoria especializada em análise de dados para o turismo, que traça o contexto econômico nacional e internacional do segmento de viagens de lazer e do comportamento do turista, a partir de informações das operadoras associadas à entidade.

Nesta edição, o Anuário vai além dos comparativos relacionados a 2020 e conta, também, com análises sobre 2019, período pré-pandemia que se tornou uma meta de retomada não apenas para o Turismo, mas para diversas atividades econômicas do Brasil e do mundo.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, 2021 teve 415 milhões de viagens internacionais, com uma receita entre U$ 700 - 900 bilhões. Segundo dados da IATA, 2021 contou com 29,5% menos viagens domésticas em nível global em comparação a 2019, e uma queda de 24% na oferta de assentos (média global).

Já no Brasil, as operadoras Braztoa demonstraram garra e resiliência durante este período desafiador, mantendo suas empresas abertas e em atividade, buscando se reinventar e trazer novas formas de atender seus clientes e gerar receitas para seus negócios. Os dados a seguir mostram a superação de alguns valores históricos, como a contabilização do maior volume de passageiros embarcados desde o início do Anuário. Estes números são a materialização da resiliência desenvolvida por cada uma dessas empresas.

Em 2021, as operadoras BRAZTOA alcançaram R$ 7,1 bilhões em faturamento, uma recuperação de 77,3% em relação ao ano anterior. Quando comparado a 2019, esse número fica 44% abaixo do que foi registrado no período (15,1 bilhões).

O turismo nacional representou um faturamento de R$ 5,8 bilhões (82,5%), já as vendas de viagens para o exterior – segmento que enfrentou diversas restrições – atingiram a marca de R$ 1,3 bilhão (17,5%).

O volume de passageiros embarcados foi surpreendente, contabilizando 7,4 milhões de embarques, o que corresponde a um aumento de 124,6% em relação a 2020 (3,3 milhões de pessoas), e 14,2%, se comparado a 2019 (6,5 milhões de pessoas).

Desse total, mais de 7,1 milhões foram para destinos dentro do Brasil (95,8%), o que equivale à cidade de Nova York com 100% de ocupação por 13 dias. Um aumento de 225% em relação ao ano anterior, e 48% a mais que em 2019. Já a porcentagem de pessoas que viajaram para destinos internacionais foi de 4,2%, ou seja, pouco mais de 300 mil brasileiros foram para fora do país em 2021.

“O embarque doméstico superou todos os valores já registrados pela BRAZTOA, demonstrando que o setor de viagens soube se reinventar e criar novos produtos, além da existência de uma demanda reprimida que já começou a ser sanada e, principalmente, a inclusão de viagens na agenda de interesses e necessidade dos brasileiros”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

No Brasil, o Nordeste permanece na liderança, com 67% do faturamento doméstico e 85,5% dos embarques, seguido pelo Sudeste (11,2% faturamento e 4,7% de embarques) e pelo Sul (9% de faturamento e 6,8% de embarques). Norte e Centro-Oeste ficaram abaixo de 3% do total nacional.

Entre os destinos que compõem o pódio brasileiro dos mais buscados, Salvador  e Praia do Forte ficaram na primeira colocação, seguidos por Natal, Gramado e São Paulo. Destaca-se que as atrações mais vendidas foram resorts, praias e Natal Luz. Mais de 2,3 milhões de diárias em meios de hospedagem brasileiros foram comercializadas no período.

Nos embarques internacionais, as restrições sanitárias e de circulação implementadas, em virtude da pandemia, alteraram o cenário com uma significativa redistribuição do público, mantendo as tendencias iniciadas em 2020. Com isso, a América Central obteve o melhor desempenho, responsável por 27,7% do faturamento e 35,3% dos passageiros embarcados. Apesar das limitações  de fronteiras, a Europa ficou em segundo lugar, com 23,8% do faturamento e 12,8% dos embarques.





Prefeitura de Palhoça lança pacote de obras de reurbanização no Frei Damião

20/05 | Cidades
Evento de lançamento será marcado por várias atrações neste sábado (21), no parque do bairro

Polícia Militar encontra local destinado ao refino de cocaína em Itajaí

20/05 | Policia
Na madrugada desta sexta-feira, 20, por volta da 1h, a Polícia Militar de Santa Catarina localizou um local que era destinado ao refino de cocaína para a prática do crime de tráfico de drogas. O fato foi registrado na cidade de Itajaí.

Polícia Civil e Polícia Federal realizam fiscalização no Aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis

20/05 | Policia
Nesta sexta-feira (20), policiais civis e federais realizaram uma ação de inspeção de bagagens no novo Terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

Presidente Jair Bolsonaro se encontra com empresário Elon Musk em São Paulo

20/05 | Brasil
O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou hoje (20) com o empresário Elon Musk, dono da Tesla e da Starlink, no interior de São Paulo. No encontro, eles conversaram sobre uma parceria do governo brasileiro com a empresa de conectividade sub-orbital Starlink.

Entrevista com Phil Palmer do Dire Straits Legacy que se apresentam neste sábado em Florianópolis

20/05 | Variedades
Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos aterrissa em Florianópolis para manter viva a memória de canções atemporais, como "Romeo and Juliet", "Sultans of Swing","Money for Nothing","Tunnel of Love","Walk of Life", "When It Comes to You", "You and Your Friend", "On Every Street", do primeiro álbum Wild West End, e muitos outros hits.

Mais de 80 empresas do Brasil estarão na Feira de Negócios do Empreende Brazil Conference

20/05 | Marketing
Além de 100 palestras simultâneas, com 6 mil participantes, evento oferece oportunidade única para captação de vendas, geração de leads, posicionamento de marca e networking

Rio Vermelho recebe primeira Remada Pelas Águas do Planeta

20/05 | Comunidade
O bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, recebe neste domingo (22) a 1ª Remada Pelas Águas do Planeta, realizada pela Eco Paerve

Aplicativo criado por startup de Florianópolis democratiza o acesso à saúde

20/05 | Tecnologia
App SARAR disponibiliza descontos de até 70% na rede particular, sem o paciente precisar pagar mensalidade e de forma 100% digital

Evento de empreendedorismo em Florianópolis reúne empresários e influenciadores em palestras e workshops

20/05 | Marketing
Apresentado pela Zoho, Empreende Brazil vai reunir grandes nomes do empreendedorismo brasileiro para um dia de muito networking

Como uma organização sem fins lucrativos pode aceitar Bitcoin

20/05 | Tecnologia
Bitcoin está se tornando cada vez mais a moeda preferida pelas organizações de solidariedade para coletar fundos de doadores. Veja aqui como aceitar doações de Bitcoin.

Curta o Parque: teatro, artes visuais, walking tour e meditação no Parque da Luz no domingo (22/5)

20/05 | Diversao
No domingo, dia 22 de maio, vai ter Curta o Parque no Parque da Luz, depois de um intervalo de dois anos por conta da pandemia. A programação da segunda edição do evento tem teatro, artes visuais, meditação, dança circular e tour pela área verde no coração da cidade, entre outras atividades. A partir das 14h30, tudo gratuito.

Grave acidente de trânsito na Avenida Beira-mar em Florianópolis é causado por racha

20/05 | Geral
Na noite desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, às 23:50h, o CBMSC foi acionado para um acidente de trânsito com duas vítimas graves, na Avenida Beira-mar em Florianópolis


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade