Publicado em 27/02/2022
O Furacão foi a 14 pontos e ocupa o sexto lugar do torneio, na zona de classificação às quartas de final, que envolve os oito primeiros. O Leão da Ilha está em décimo, com nove pontos, um a frente do Joinville, que abre a zona de rebaixamento e joga no domingo (27), às 16h (horário de Brasília), diante do Brusque, na Arena Joinville. Os anfitriões saíram na frente aos dez minutos do primeiro tempo, com o volante Oberdan, em chute colocado, da entrada da área. Aos 31, o meia Jhon Cley, de cabeça, ampliou para o Figueirense. Seis minutos depois, o lateral Bruno Cortez cobrou escanteio e o atacante Muriqui se aproveitou do desvio na área para diminuir o marcador.
O jogo
O Clássico de número 449 da história ficou marcado pela superioridade e a sonora goleada alvinegra sobre o rival. Melhor durante toda a partida, o Figueirense começou avassalador e logo no início do jogo poderia ter aberto o placar. Gustavo Henrique tentou a finalização e a bola sobrou para Oberdan, que chutou para o gol, mas Douglas fez a defesa. Aos 3’, Kauê cruzou pela direita e a bola desviou em Cortez, mas o goleiro adversário defendeu.
Aos 7’, Muriel tocou para Jhon Cley, que bateu cruzado para fora. Aos 10 minutos, Gustavo Henrique foi lançado pela esquerda e na saída do goleiro tocou para Kauê, que só rolou para Oberdan dominar e chutar colocado, abrindo o placar para o Furacão. O Avaí tentou responder com Lourenço, em cobrança de falta, e depois com Morato, num chute forte de longe, mas não assustou. O alvinegro tinha o controle do jogo e era mais perigoso. Aos 31’, Muriel cobrou falta pela direita e Jhon Cley cabeceou forte, sem chances para o goleiro Douglas, Figueira 2×0. O terceiro quase saiu na sequência, aos 35, com Gustavo Henrique, que desviou cruzamento de Zé Mário, mas para fora. Aos 37’ o Avaí descontou com Muriqui, que aproveitou uma sobra, após escanteio pela direita. No final da primeira etapa, o adversário tentou duas vezes em jogadas de bolas alçadas na área, mas sem sucesso.
O segundo tempo começou mais equilibrado. Logo no primeiro minuto, o Avaí teve uma falta frontal, mas Muriqui chutou por cima do gol. O Figueirense logo reassumiu as rédeas do jogo, e poderia ampliar o placar aos 10 minutos, quando Gustavo Henrique foi empurrado na área e pediu pênalti, mas o lance não foi anotado pela arbitragem. Aos 16’, Muriel cobrou falta pela direita e Gustavo Henrique cabeceou forte, obrigando Douglas a fazer grande defesa.
Aos 21 minutos, Andrew fez boa jogada pela esquerda e tocou para Gustavo Henrique, que tocou na saída do goleiro. A bola estava entrando quando Cortez tentou tirar, mas marcou contra, 3×1. A partir do terceiro gol, o Figueirense passou a tocar a bola com tranquilidade, com o adversário completamente batido. Aos 38’, mais uma falta cobrada por Muriel pela direita. No cruzamento, Maurício cabeceou e a bola explodiu no travessão. Aos 47’ a torcida alvinegra gritava “olé”, até que após boa troca de passes pela direita, Andrew rolou para Oberdan, que cruzou rasteiro na área. Clayton chutou forte e balançou as redes, definindo o placar: 4×1. No finalzinho da partida, após desentendimentos no gramado, o árbitro expulsou o zagueiro Luis Fernando, do Figueirense, e Arthur Chaves, do Avaí.
O próximo compromisso do Figueirense será no sábado (05), às 16h30, diante do Brusque, no Estádio Augusto Bauer. A partida encerra a primeira fase do Campeonato Catarinense.
Ficha Técnica
Figueirense (4)
Rodolfo Castro; Muriel, Maurício, Luis Fernando e Zé Mário (Mário Henrique); Uesley Gaúcho (Patrick), Oberdan e Jhon Cley (Luis Gustavo); Kauê (Clayton), Andrew e Gustavo Henrique (Gustavo Índio).
Técnico: Júnior Rocha
Avaí (1)
Douglas; Matheus Ribeiro, Alemão, Arthur Chaves e Bruno Cortez; Jean Cléber (Eduardo), Bruno Silva e Lourenço (Rômulo); Muriqui (Quirino), Morato (Gustavo Santos) e Copete (Jô).
Técnico: Eduardo Barroca
Gols: Oberdan, aos 10’ do 1º T; Jhon Cley, aos 31’ do 1º T; Bruno Cortês (contra), aos 21’ do 2º T; Clayton, aos 47’ do 2º T (Figueirense); Muriqui, aos 37’ do 1º T (Avaí).
Cartões amarelos: Zé Mário, Muriel, Oberdan, Jhon Cley e Luis Gustavo (Figueirense); Matheus Ribeiro e Arthur Chaves (Avaí).
Cartões vermelhos: Luis Fernando (Figueirense) e Arthur Chaves (Avaí).
Público: 9.285 | Renda: R$ 256.664,00
Os jogos da próxima rodada, a última da primeira fase, serão no sábado que vem (5), às 16h30. O Figueirense visita o Brusque no estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC). A Chapecoense joga na Arena Condá, em Chapecó (SC), diante do Marcílio Dias. O Avaí recebe o Hercílio Luz na Ressacada, em Florianópolis.