img

Florianópolis, 26/04/2024




CULTURA

Projeto realiza oficinas de capacitação audiovisual focadas no patrimônio cultural de Florianópolis

Publicado em 08/02/2022


Foto: Carolina Arruda
Projeto realiza oficinas de capacitação audiovisual focadas no patrimônio cultural de Florianópolis



Mapear e divulgar novos pontos de memória da cidade de Florianópolis, criando uma ponte entre cinema e audiovisual. Estes são alguns dos objetivos do projeto CINE PATRIMÔNIO - vencedor do 9º Edital de Apoio ao Audiovisual Armando Carreirão 2020, realizado pelo FUNCINE com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. 

O projeto prevê a realização de oficinas no período de 05 de março a 23 de abril de 2022, totalizando oito encontros, nos quais membros da comunidade, estudantes, pesquisadores e trabalhadores da área de cultura e patrimônio participarão de atividades que envolvem conhecimento e a formação de grupos de trabalho de inventários participativos do patrimônio cultural da cidade. As aulas serão ministradas pelas cineastas Carolina Arruda e Lara Koer e pelo pesquisador urbanista Artur Hugo da Rosa. 

Para Artur as oficinas foram pensadas para que possam capacitar os membros da comunidade florianopolitana a serem agentes ativos nos registros de bens culturais de seus bairros. “buscamos considerar a comunidade como protagonista, fazendo com que ela auxilie na preservação do patrimônio cultural, fomentando a participação de todos na educação patrimonial, no registro da memória e daquilo que a própria comunidade considera seu patrimônio”, diz. 

As oficinas terão como plano pedagógico assuntos relacionados ao cinema e ao patrimônio cultural. Serão quatro encontros online e quatro encontros presenciais. Carolina, cineasta e proponente do projeto, conta que, ao final das aulas, os participantes realizarão seus próprios filmes dentro da temática proposta. “A realização prática da oficina deverá acontecer de forma presencial, para que os grupos possam produzir seus curta-metragens, com os temas e nos locais escolhidos por eles”, explica.  

As inscrições estarão abertas do dia 7 ao dia 28 de fevereiro, e deverão ser realizadas através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfqS0XZyWwoSdbR2DxU27ldwGpzCynSgAh8VrKeTmq0irjMnQ/viewform

Para mais informações, veja o edital neste link:

https://drive.google.com/file/d/1GjE2I653kkbxbNbNiENQGly7imjnC3Fw/view?usp=sharing









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...