Publicado em 08/02/2022
O projeto prevê a realização de oficinas no período de 05 de março a 23 de abril de 2022, totalizando oito encontros, nos quais membros da comunidade, estudantes, pesquisadores e trabalhadores da área de cultura e patrimônio participarão de atividades que envolvem conhecimento e a formação de grupos de trabalho de inventários participativos do patrimônio cultural da cidade. As aulas serão ministradas pelas cineastas Carolina Arruda e Lara Koer e pelo pesquisador urbanista Artur Hugo da Rosa.
Para Artur as oficinas foram pensadas para que possam capacitar os membros da comunidade florianopolitana a serem agentes ativos nos registros de bens culturais de seus bairros. “buscamos considerar a comunidade como protagonista, fazendo com que ela auxilie na preservação do patrimônio cultural, fomentando a participação de todos na educação patrimonial, no registro da memória e daquilo que a própria comunidade considera seu patrimônio”, diz.
As oficinas terão como plano pedagógico assuntos relacionados ao cinema e ao patrimônio cultural. Serão quatro encontros online e quatro encontros presenciais. Carolina, cineasta e proponente do projeto, conta que, ao final das aulas, os participantes realizarão seus próprios filmes dentro da temática proposta. “A realização prática da oficina deverá acontecer de forma presencial, para que os grupos possam produzir seus curta-metragens, com os temas e nos locais escolhidos por eles”, explica.
As inscrições estarão abertas do dia 7 ao dia 28 de fevereiro, e deverão ser realizadas através do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfqS0XZyWwoSdbR2DxU27ldwGpzCynSgAh8VrKeTmq0irjMnQ/viewform
Para mais informações, veja o edital neste link:
https://drive.google.com/file/d/1GjE2I653kkbxbNbNiENQGly7imjnC3Fw/view?usp=sharing
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.