img

Florianópolis, 19/04/2024




SAUDE

Florianópolis pede reconsideração ao Estado para manter testagem em assintomáticos

Publicado em 20/01/2022


Foto: Leonardo Sousa/PMF
Florianópolis pede reconsideração ao Estado para manter testagem em assintomáticos

Em apenas 20 dias, mais de 3 mil casos de Covid-19 foram descobertos em pessoas sem sintomas na Capital.




A discussão acontece após o governo estadual sugerir aos municípios que pessoas sem sintomas não fossem testadas contra Covid-19.

A Prefeitura de Florianópolis, envia hoje, 20 de janeiro, ofício ao governo do estado com considerações para estratégia de testagem e distribuição de testes.

A discussão foi originada após o governo estadual sugerir aos municípios que pessoas sem sintomas não fossem testadas contra Covid-19, com priorização de pacientes com sintomas.

Em Florianópolis, apenas em 20 dias, mais de 3 mil casos de Covid-19 foram descobertos em pessoas sem sintomas.

Desde o dia 1º de janeiro, 12.071 pessoas sem sintomas foram testadas contra Covid-19. Destas,  3285 pessoas foram positivadas. O dado representa a porcentagem de 27%.

Além desta reconsideração, a Capital recebe uma população flutuante no verão e tem atualmente o maior número de casos ativos, afinal além da vacinação, aposta em uma ampla estratégia de testagem, realizando cerca de 3 mil testes diários entre PCR e testes de antígeno.

A Prefeitura ressalta ainda a redistribuição de testes disponibilizados pelo Ministério da Saúde de forma equânime para municípios com perfil epidemiológico como o de Florianópolis (cidade turística com aumento populacional na temporada).

Além da ampliação na compra de testes, considerando a responsabilidade no financiamento do SUS, para complementar as ações já feitas pelo Ministério da Saúde e municípios.

“Por mais que os estudos demonstram que pessoas sintomáticas tem maior grau de transmissão em relação a quem não tem sintomas, na prática pode ser ao contrário. Pessoas com sintomas geralmente já se isolam automaticamente. Já quem não tem sintomas segue circulando normalmente, trabalhando, participando de encontros sociais, o que aumenta o risco de transmissibilidade. A prova disso é a quantidade de assintomáticos que detectamos nos últimos dias. Não fossem os testes, estariam circulando normalmente e agravando ainda mais o momento epidemiológico atual.”, explicou o prefeito Gean Loureiro.



Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...