img

Florianópolis, 26/04/2024




TECNOLOGIA

Número de empresas de TI dispara nos últimos anos

Publicado em 06/01/2022


Foto: Paulo Cordeiro
 Número de empresas de TI dispara nos últimos anos

Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE)




Brasil já conta com mais de 422 mil negócios na área

De acordo com o Tech Report 2021, um estudo divulgado no final do ano passado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Neoway, o número de empresas do setor cresceu 55% desde 2018.

Hoje já são mais de 422 mil negócios nos segmentos de hardware, software e serviços, cerca de 85 mil foram fundados apenas em 2020.

Em 2020, o faturamento do setor foi de 426 bilhões de reais, o equivalente a 5,6% do PIB Nacional. O estado de São Paulo movimentou sozinho 206 bilhões de reais, o que representa 48,4% do total do país, seguido pelo Rio de Janeiro com 10%, Minas Gerais com 6,3% e Rio Grande do Sul com 5,4%.

A estimativa da Associação das Empresas da Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) é que até 2024 o Brasil terá um total de 420 mil vagas abertas para profissionais da área. 

De acordo com Giovani Pacifico, diretor de produtos e vendas da Zyxel Brasil, a tendência é que todos esses números cresçam significativamente nos próximos anos.

“Estamos em um momento muito favorável para o surgimento de novas empresas de TI, não apenas pela pandemia que exigiu que providências fossem tomadas rapidamente e a tecnologia foi uma grande aliada, mas também pelo aumento da procura de companhias de outros segmentos pela digitalização, então, consequentemente, novas empresas surgirão, a parcela do segmento no PIB aumentará e novas vagas de emprego serão criadas”, comenta o executivo.

           

 

 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...