img

Florianópolis, 16/04/2024




CULTURA

Escola Bolshoi forma 21 novos bailarinos em Joinville

Publicado em 08/12/2021


Fotos: Divulgação Imprensa Bolshoi
Escola Bolshoi forma 21 novos bailarinos em Joinville



Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, a Escola Bolshoi promove sua 14ª formatura de Dança Clássica. Neste ano, 21 bailarinos se formam e recebem o certificado de profissionais da dança.

Para celebrar este momento, serão apresentadas duas noites de espetáculos, nos dias 10 e 11 de dezembro, às 20h, e no dia 12 de dezembro, às 10h, a Colação de Grau. Os eventos ocorrem no Teatro Juarez Machado, em Joinville/SC e são exclusivos para convidados dos formandos.

O espetáculo será vibrante, uma característica especifica dessa turma. As apresentações são divididas em dois atos. O primeiro com trechos de ballet clássico e dança a caráter, e o segundo com a estreia do balé “Romeu e Julieta”, com remontagem feita pelo coreógrafo William Almeida.

Formandos 2021

A turma de formandos de 2021 retrata uma realidade que enche as salas de aula de sotaques, costumes e culturas diferentes. Ali, 21 alunos, oriundos de dez estados brasileiros e outros três países, concluem essa etapa e tornam-se profissionais pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

O desafio de morar em uma nova cidade, longe da família, com uma rotina regrada, transformou a vida desses jovens, que nunca pouparam esforços para manter a bolsa de estudos, mesmo diante das adversidades.

Natural de João Pessoa/PB, Ednaldo dos Santos ingressou aos 11 anos na Escola Bolshoi. Acompanhado da mãe e da avó, ele se emociona ao falar do fim deste ciclo.

“Eu tenho esse sonho desde pequeno, ser um bailarino profissional. E a formatura me faz sonhar mais alto. Paralelo ao balé, estou descobrindo talento para costura, inspirado na minha mãe, que sempre sustentou nossa família com o ateliê que temos em casa. Tenho feito peças para bailarinos, e conseguir conciliar essas duas paixões está sendo um grande passo para meu futuro, tanto profissional quanto financeiramente”.

Para Yasmin Yukare, que veio do interior de São Paulo, esse é um momento de muita expectativa após os oito anos de estudos.

“Estou muito emocionada por estar vivendo tudo isso. A formatura, a estreia de ‘Romeu e Julieta’ e o recomeço. Foram anos de muito esforço e dedicação. Eu vejo esse momento como uma montanha, que eu escalei e estou chegando no topo. E sei que, quando chegar lá, vou encontrar outra montanha, e que vou iniciar uma nova escalada. E isso me enche de orgulho, pois sei que dei o meu melhor, cruzei o caminho de pessoas incríveis, tive aula com os melhores professores e tive grandes experiências, o que me deixa pronta para iniciar a próxima jornada”.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou e tem transformado vidas de crianças e jovens. A sua missão é formar artistas cidadãos, promovendo e difundindo a arte e educação. Seus 214 alunos, vindos de 21 Estados do Brasil, em sua maioria, provenientes dos extratos menos favorecidos da sociedade, recebem gratuitamente estudo e benefícios que garantem uma formação de excelência, e proporciona um futuro mais digno.

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos chamados “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto através de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo a cultura municipal, estadual e federal.

A Escola Bolshoi conta com o patrocinio de empresas como: Britânia, Loterias Caixa, Instituto J&F, Whirlpool, Philco, Pamplona, Brascabos, Expresso São Miguel, IBR LAM, Milium, Nidec, Havan, União Química, Unifique, Franklin Eletric e mais empresas que acreditam na transformação de crianças e jovens por meio da arte.



Escola Bolshoi forma 21 novos bailarinos em Joinville




Escola Bolshoi forma 21 novos bailarinos em Joinville










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...