Publicado em 02/12/2021
A cidade de Urupema, na Serra Catarinense, recebeu nesta quarta-feira (01.12), o título de Capital Nacional do Frio, a partir da sanção do Projeto de Lei nº 14.255/2021 assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.
A cidade é conhecida por ser a mais gelada do Brasil, chegando a registrar temperaturas abaixo de zero, e é bastante procurada por turistas que não resistem a um friozinho.
“Urupema já era um importante destino de inverno no país e tenho certeza de que este título vai atrair ainda mais turistas à cidade e à toda a região da Serra Catarinense, um local belíssimo, de natureza inigualável que merece ser ainda mais valorizado pelos brasileiros e pelos turistas internacionais”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Durante o inverno, é frequente o registro de neve e geadas em Urupema, que transforma a cidade em um cenário de filme com telhados e carros encobertos e moradores e turistas fazendo bonecos de neve na rua.
Uma das principais atrações no período é a “cascata que congela”, localizada no Morro das Torres, um dos pontos mais altos da região. Em decorrência do frio intenso, as águas da cachoeira chegam a congelar e formam estalactites, que encantam os visitantes.
Para os turistas que gostam de unir o frio a um bom vinho, Urupema é o destino ideal. A cidade faz parte da Rota dos Vinhos Finos de Altitude, caminho composto por 22 vinícolas e que passa por outros oito municípios catarinenses: São Joaquim, Água Doce, Videira, Campo Belo do Sul, Urubici, Bom Retiro, Rancho Queimado e Treze Tílias.
*Com informações do Ministério do Turismo