img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Projeto de equoterapia atende adolescentes vítimas de abuso sexual em SC

Publicado em 29/11/2021


Fotos: Bianka de Liz/Secom PMSJ
Projeto de equoterapia atende adolescentes vítimas de abuso sexual em SC

Projeto será realizado no Centro Novo Horizonte, em Forquilhas, com a participação de cinco adolescentes




Com o auxílio da equoterapia, a primeira turma possui cinco adolescentes atendidas pelos CREAS de São José.

A Secretaria de Assistência Social de São José firmou uma parceria com a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de (DPCAMI) de São José e de Tubarão, no Sul do Estado de Santa Catarina, para a realização do Projeto Liberdade, para resinificar a vida de adolescentes que foram vítimas de abusos sexuais.
 
Durante os próximos três encontros, que acontecem nos dias 29 de novembro, 06 e 13 de dezembro, as cinco adolescentes, de 12 a 18 anos, vão participar de uma roda de conversa, com duração de 10 minutos, e também da equoterapia, sendo 30 minutos.

A delegada da de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de São José, Mardjolie Valcareggi, agradeceu a parceria da Prefeitura e desejou o sucesso ao projeto. “É incrível fazer algo a mais para ajudar as pessoas, para que elas consigam resinificar esses acontecimentos”.

A equoterapia é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo com adolescentes vítimas de abuso sexual, assim como enfatiza o desenvolvimento da aprendizagem, memorização, concentração, socialização e outras habilidades, com a melhora da qualidade de vida do praticante.

“O resgate que o projeto proporciona é também o encaminhamento e a oportunidade para quebrar esse medo, o receio que as adolescentes enfrentam, para que consigam reconstruir suas confianças”, ressaltou o secretário de Assistência Social, Lédio Coelho.

O local escolhido para desenvolver as atividades é o Novo Horizonte, no CTG Os Praianos, em Forquilhas, com uma equipe formada por psicólogas da DPCAMI, profissionais habilitados em Equoterapia, sendo fisioterapeutas e psicólogas, além de servidores da Assistência Social.

O projeto Liberdade realiza os atendimentos seguindo três pilares. São eles: a sensibilidade, através do acolhimento, a comunicação, pelo autoconhecimento, expressando o que deseja e o que não deseja, e, por fim, a confiança para alcançar os objetivos pessoais.

“A reabilitação da saúde psicológica e oportuniza um espaço de escuta para as experiências vividas dessas adolescentes que tenham passado por violência sexual. Porque o cavalo promove esse acolhimento e auxilia as adolescentes a externarem essas emoções e, através do autoconhecimento, contribuir para o aumento da autoestima delas a partir do vínculo do animal”, explicou a fisioterapeuta habilitada em equoterapia, Ana Beatriz Tonelli.

Início do Projeto

O evento de inauguração aconteceu no CTG do Preto, no dia 17, em Pescaria Brava, Sul do Estado, e também contou com a presença das psicólogas policiais que atuarão no projeto.

O objetivo é que as terapias sejam realizadas semanalmente nos centros de equoterapia CTG Os Praianos, em São José, e “Compasso do Coração”, em Tubarão.

A princípio, o projeto é um piloto, ou seja, deve ter seus resultados validados para sua expansão. A proposta é atender algumas jovens de São José e de Tubarão. A iniciativa é das DPCAMIs/PCSC de São José, na Grande Florianópolis, e de Tubarão, no Sul do Estado, junto das Prefeituras de São José e Tubarão.

“A cura acontece no vínculo afetivo da pessoa com o cavalo e nas emoções que esse relacionamento desperta, sendo trabalhado por uma equipe multiprofissional. Nosso objetivo, além da cura das adolescentes é despertar a atenção das autoridades para esse método de cura maravilhoso, que poderia ser utilizado para cura emocional para pessoas que sofreram algum tipo de violação de direitos”, pontuou a psicóloga policial civil, Clarissa Moreira Enderle.



Projeto de equoterapia atende adolescentes vítimas de abuso sexual em SC




Com informações de ASCOM/PMSJ








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...