Publicado em 26/11/2021
A Ablutec (Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura), promotora do Festival Brasileiro da Cerveja, Concurso Brasileiro de Cervejas, Feira Brasileira da Cerveja e, a partir de 2022, do Congresso Brasileiro da Cerveja, iniciou a implantação de sua área de compliance, relacionada diretamente aos eventos.
“Nosso propósito é o de assegurar a transparência e a máxima conformidade com a lei, tanto para os clientes quanto para os patrocinadores e para a sociedade em geral”, justificou Develon da Rocha, presidente da entidade.
Programados para março do próximo ano, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), o conjunto de eventos representa o principal momento do ano para as cervejarias artesanais brasileiras e sua cadeia produtiva – em franca expansão no mercado nacional.
A iniciativa de implantar uma área de compliance é inédita entre eventos cervejeiros no país. Surgida nas corporações norte-americanas na virada do século XX, compliance é o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.
Paralelo à implantação do espaço, os eventos cervejeiros receberão maiores cuidados em princípios ambientais, sociais e de governança. “Nossos eventos ganharam dimensões que exigem cuidados extras. E a sociedade também evoluiu em muitos aspectos ambientais, sociais e de governança. Queremos ser cada vez mais inclusivos”, acrescentou o presidente da Ablutec.
Develon da Rocha assegurou que, também em razão da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), “os eventos terão reforçada sua política para garantir segurança, privacidade e transparência no uso de informações pessoais”.
Em 2020, o Festival Brasileiro da Cerveja recebeu quase 30 mil visitantes, com a participação de 100 cervejarias artesanais. Esse ano, em formato adaptado às exigências sanitárias contra a Covid-19, teve 467 cervejarias participantes, com 3.100 amostras inscritas.