Publicado em 28/09/2021
Premiado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó, o projeto acontecerá de maneira online, totalmente gratuito, para pessoas do Brasil e do exterior, sem idade mínima ou máxima para participação.
Podem inscrever-se artistas, músicos, artesãos, estudantes da área ou qualquer pessoa que tenha interesse no tema, sem conhecimento prévio e sem a necessidade de já saber tocar um instrumento.
“Nós acreditamos muito na transformação das pessoas e das comunidades a partir do seu contato com a arte e, neste caso, especificamente com a música. Mas nós sabemos também sobre a dificuldade de acesso à instrumentos musicais que, na maioria das vezes, custa caro e não cabe no orçamento das famílias. Esse projeto une essas duas questões, ensinando a fazer um instrumento musical com uma matéria prima renovável e fácil de ser encontrada na região, ao mesmo tempo que dá a oportunidade para que as pessoas iniciem o estudo a partir do instrumento que construíram”, explica a artista Talita Falcão, uma das idealizadoras do projeto.
As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, 30/09, exclusivamente pelo link: https://forms.gle/8gKesAqgvnsUwnbM7
A capacitação inicia na sexta, 01/10 e os inscritos terão acesso a vídeo-aulas disponibilizados após inscrição.
Ao todo serão 10 vídeos que abordarão diferentes temáticas, como técnicas de produção artesanal, matéria prima, colheita do bambu, preparação, construção e execução.
As aulas trarão técnicas relacionadas aos instrumentos de sopro a partir das tradições culturais e dos elementos regionais, seguindo o seguinte cronograma: Módulo I – Bambus; Módulo II - Flauta Nativa Americana; Módulo III - Flauta Fula e Módulo VI: Flauta transversal (Pífano).
*Com informações: Camila Almeida/ Girassol Cultural.