img


Florianópolis, 30 de novembro de 2024



ESPORTES

Equipe catarinense é top 5 na 29ª edição do Sertões

Publicado em 26/08/2021


Foto: Marcelo Maragni/Fotop
Equipe catarinense é top 5 na 29ª edição do Sertões

O Sertões 2021 destacou as belezas do Raso da Catarina, localizado na Bahia




A dupla Paulo Goes e Jefferson Teixeira subiu ao pódio da categoria Protótipo do maior rali das Américas

Foram nove etapas disputadas na 29ª edição do Sertões, realizada entre os dias 13 e 22 de agosto, com largada inédita da Praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN). A chegada em Tamandaré (PE) também foi novidade na história do evento. No grid estavam 189 veículos – 66 motos e quadriciclos, 87 UTVs e 36 carros. 

Com o tema Sertões 100% sertão, a prova percorreu sete dos nove estados nordestinos, revelando grandes belezas naturais de uma das regiões mais inóspitas deste país.

Entre tantos tesouros nacionais, o Sertões destacou três que estiveram ao longo do percurso de 3.615 quilômetros: a Serra da Capivara (PI), o Rio São Francisco e o Raso da Catarina (BA). Em trechos cronometrados, foram 2.202,37 quilômetros, o que representa 60% do trajeto total. 

Dias de superação 

O piloto Paulo Goes e o navegador Jefferson Teixeira, da equipe SFICHIPS, comemoraram o quinto lugar da categoria Protótipos. Eles passaram por algumas adversidades, como o princípio de incêndio na Mitsubishi Triton RS na primeira perna da etapa Maratona, sendo penalizados em 25 horas, nesta importante fase da competição. 

Ao retorno à disputa, eles vinham em um ritmo muito forte, tendo ultrapassado todos os concorrentes diretos. Tiveram dificuldades em uma das ultrapassagens e ficaram por um algum tempo na poeira e, sem visibilidade, bateram de bico com o carro em uma depressão do terreno. 

"Um dos bicos injetores trabalhou aberto e ficamos com cinco cilindros até o final do trecho”, lembrou Goes. Por fim, na etapa 8, a homocinética e o diferencial dianteiro quebraram e os off-roaders não concluíram este estágio. 

Devido as constantes chuvas nas regiões de Alagoas e Pernambuco, próximo ao litoral (algo fora do normal), o trecho cronometrado da nona e última etapa do Sertões foi cancelado.

Desta forma, os participantes seguiram em deslocamento para a grande chegada, no Forte Santo Inácio de Loiola, mais conhecido como Forte Almirante de Tamandaré. 

"O Sertões é uma emoção todos os dias: é quebrar na especial e sair da trilha depois da meia noite, é cortar madeira para abrir uma saída, por exemplo; é contar com a solidariedade das pessoas que moram nos arredores da trilha; é superação diária. É na rampa de chegada que você se dá conta do quanto valeu todas as lutas para atingir um resultado significativo como esse que conquistamos”, disse emocionado o piloto. “O Sertões é alucinante e, em 2022, estaremos de volta”

As cidades que receberam o Sertões foram Tibau do Sul (RN), Patos (PB), Araripina (PE), São Raimundo Nonato (PI), Xique-Xique (BA), Petrolina (PE), Delmiro Gouveia (AL), Arapiraca (AL) e Tamandaré (PE). 

 

  

 


Foto: Ricardo Leizer/Fotop
Equipe catarinense é top 5 na 29ª edição do Sertões

O piloto Paulo Goes e o navegador Jefferson Teixeira entre os TOP 5 do Sertões


Foto: Ricardo Leizer/Fotop
Equipe catarinense é top 5 na 29ª edição do Sertões

Dupla Goes e Teixeira levanta a bandeira de Santa Catarina no Sertões












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade