img


Florianópolis, 28 de novembro de 2024



TURISMO

Índice de atividades turísticas cresce 18,2% em maio

Publicado em 15/07/2021


Foto: Fernanda Lupion
Índice de atividades turísticas cresce 18,2% em maio

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13.07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).




Aumento na movimentação econômica do setor de turismo foi impulsionado pelos segmentos de transporte aéreo e de alojamento e alimentação

O Índice de Atividades Turísticas subiu 18,2% no mês de maio, impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos segmentos de transporte aéreo de passageiros (60,7%) e de alojamento e alimentação (18,0%), que inclui restaurantes e hotéis.

Todas as 12 Unidades da Federação pesquisadas mostraram taxas positivas, com destaque para Bahia (+52,5%), Distrito Federal (+49,3%), Rio Grande do Sul (46,9%), Espírito Santo (+37,3%) e Minas Gerais (+34,3%). O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, avalia que o resultado indica a tendência de reaquecimento da cadeia produtiva do turismo, a partir do avanço da vacinação no país.

“O setor de turismo foi um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19. Por isso, desde o início atuamos para proteger o setor e prepará-lo para a retomada das atividades, com oferta de crédito, investimentos em infraestrutura turística e orientações sobre boas práticas de segurança, por exemplo. A cada dia mais o nosso governo avança na vacinação da população e, aliada a adoção de protocolos de biossegurança, acredito que muito antes do que se imagina vamos ter a tão sonhada retomada plena das atividades turísticas”, diz Machado Neto.

É o segundo crescimento consecutivo do índice, tendo em vista que o IBGE revisou a taxa de abril, passando de uma retração de 0,6% para um avanço de 4,3%. O aumento registrado no mês de maio recupera boa parte da queda de 26,5% observada em março deste ano.

“Em março, houve um maior número de restrições ao funcionamento dos estabelecimentos considerados não essenciais motivados pela tentativa de se conter o espalhamento da Covid-19 naquele mês”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. “O setor de serviços [no qual o Turismo está incluído], com esse crescimento no mês de maio, volta a ultrapassar o nível pré-pandemia, situando-se 0,2% acima de fevereiro de 2020”, completa Lobo.

A Pesquisa Mensal de Serviços produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o Turismo está incluído. Em maio, o volume de serviços no Brasil avançou 1,2% frente a abril.












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade