Publicado em 28/06/2021
O turismo doméstico no Brasil promete ser a tendência na retomada das atividades turísticas com o avanço da vacinação pelo país. Uma pesquisa realizada pela plataforma online de viagens Booking.com apontou que 81% dos turistas brasileiros veem as viagens nacionais como prioridade e 65% planejam viajar ainda em 2021.
A diminuição da frequência de viagens na rotina dos brasileiros durante a pandemia de Covid-19, inclusive, propiciou o aumento do anseio por planejar as próximas férias.
Segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados aproveitaram o tempo maior em casa para programar uma nova viagem e a maioria pretende visitar membros da família (76%) ou reencontrar amigos (75%).
Segundo o levantamento, o litoral brasileiro é o destino mais almejado para 6 em cada 10 (62%) viajantes do país que pretendem viajar ainda este ano. Além disso, 33% dos entrevistados planejam conhecer destinos mais longes de casa assim que as restrições acabarem e dois em cada cinco (44%) economizaram dias de férias para curtir viagens mais longas assim que puderem viajar de novo.
“Este é o melhor cenário para o turismo do nosso país. Os turistas estão com sede de praia, de montanha e de tudo que o Brasil tem a oferecer. Por isso, trabalhamos todos os dias para qualificar os profissionais de turismo, para promover o turismo seguro e responsável e para melhorar a infraestrutura turística dos nossos destinos, a fim de entregar o melhor para os turistas durante a retomada", ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
SELO TURISMO RESPONSÁVEL - O Ministério do Turismo recomenda que os turistas procurem, para a próxima viagem, estabelecimentos e serviços turísticos que tenham o Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”.
Criado pelo MTur há um ano, em resposta à pandemia de Covid-19, a iniciativa esteve entre as primeiras a serem implementadas em todo o mundo no âmbito de protocolos de biossegurança e ganhou, inclusive, reconhecimento internacional.
Até agora, mais de 28 mil empreendimentos e guias de turismo de todo o país assumiram o compromisso de adotar ações que protejam turistas e trabalhadores do setor contra a Covid-19 durante suas atividades.
*Com informações do Ministério do Turismo