img

Florianópolis, 23/04/2024




REGIONAL

Morre o comunicador e empresário Rogério Pirata vitima de Covid19

Publicado em 18/04/2021


Acervo Pessoal
Morre o comunicador e empresário Rogério Pirata vitima de Covid19



Conhecido como Pirata, Rogério Pereira iniciou sua carreira como comunicador nos programas de rádio de São Joaquim. Com o tempo, foi ganhando notoriedade, não somente no município, mas em todo o território catarinense.

oi um dos principais locutores da Rádio Difusora, fundador da Rádio Nevasca, idealizador da AMAP, criador da maior Cavalgada de Santa Catarina, vice-prefeito, vereador, fruticultor, vice-presidente da ACAERT, além de ser responsável por promover o maior encontro da música nativista da história: O Sul Canta.

Pirata positivou para a COVID no dia 25 de março e no dia 29 precisou ser internado no Hospital de São Joaquim. No dia 30 foi transferido para a Lages e, posteriormente, para uma UTI em Curitiba. Porém, na manhã deste sábado (17), por volta das 10h, o grande comunicador acabou falecendo. O corpo será cremado e maiores detalhes deverão ser fornecidos mais tarde pelos familiares. A sua esposa, Ana Bittencourt Pereira faleceu no dia 14.

ROGÉRIO PEREIRA PIRATA

Rogério Pereira, nasceu em São Joaquim (SC), no dia 15 de novembro de 1945. Casado com Ana Bitecourt Pereira. Do enlace matrimonial teve 4 filhos, Marcelo Bitecourt Pereira, Rejane Bitecourt Pereira, Kely Cristina Bitecourt Pereira (in Memoriam), e a temporona Hana Carolina Bitecourt Pereira. Marcelo casado com Carmem Bathcke Pereira, Rejane Casada com José Emilio Menegathi. Netas Vivian, Vitória e Laura.

CARREIRA PROFISSIONAL

De família humilde, filho de Valmor e Inácia Pereira, começou a trabalhar na adolescência como sapateiro. Em 1964 iniciou suas atividades como locutor da rádio Difusora São Joaquim Ltda AM, assumiu a direção em 1966, e tornou-se sócio na década de 1970. Em atividades concomitantes foi gerente do banco Yoshp em São Joaquim, e foi consagrado por quatro vezes como o melhor gerente da região Sul do Brasil. Exerceu atividades como pecuarista, produtor de batata semente certificada e fruticultor até os tempos atuais. Criou a cooperativa de Crédito Rural.

Também criou o entreposto de comercialização de maçã para atender aos produtores. Fundador da Rádio Nevasca FM em 2007. Foi eleito vice-presidente da ACAERT, Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV do Estado de Santa Catarina.

CARREIRA POLÍTICA

Fundou a Arena Jovem em conjunto com o ex-prefeito da cidade de Lages Renato Ramos, Abel Velho e Geraldo Coral. Foi secretário do PDS. Foi Vereador de 1969 até 1972, e autor do Projeto de Lei que criou o Hino Oficial do Município de São Joaquim e, por isso, delegou ao primo Adolfo Matos a composição da Letra e Música.

Na administração do prefeito Rogério Tarzan e Bio Ferreira, de 1977 a 1982 assumiu como Secretário chefe de gabinete, secretaria de administração e secretário do bem-estar social. Foi vice-prefeito de São Joaquim de 1983 a 1988, na época em que o prefeito era Prudente Cândido da Silva Filho e vice-prefeito Rogério Pereira – Pirata. Foi presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e fundador dos conselhos comunitários no Município.

Em 1987 presidiu o centenário de São Joaquim e promoveu o maior encontro da música nativista do Brasil: o “Sul Canta”. Na época o evento teve um custo de um milhão de dólares, foram sorteados 15 veículos zero quilômetro. Introduziu a patrulha mecanizada no interior do município para estimular o desenvolvimento do setor de fruticultura e bataticultura (tratores agrícolas com implementos). A comunidade do Luizinho foi a primeira a ser beneficiada. Candidato a prefeito em 1996.

Presidiu as festas nacionais da maçã nos anos de 1986, 1988, 1991, 2001. Conseguiu trazer em São Joaquim os presidentes da República; João Batista de Oliveira Figueiredo, e José Sarney. Foi recebido no palácio do Planalto por Fernando Henrique Cardoso e Jair Bolsonaro (2019). Em 2001 integrou uma comitiva com o prefeito Newton Stélio Fontanella para conhecer as vinícolas no Chile e na Europa com o objetivo de fortalecer em nossa região o setor da vitivinicultura. Fundou e criou a Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina a conhecida AMAP, e foi presidente por 3 vezes.

Foi diretor do Grêmio Clube Social e do Clube Astréa. Integrante do Piquete de laçadores hoje CTG Mal Arriado. Ingressou na Maçonaria na Loja Acácia das Neves. Recebeu em sua trajetória mais de 300 prêmios de reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados a comunidade. Clubes de Serviço, Instituições, empresas de comunicações. Recebeu o título de cidadão Bonjardinense, Urupemense e Urubiciense. Em 2008 por autoria da Vereadora Estela Maris Mariot Chiodelli recebeu a condecoração “Comenda Manoel Joaquim Pinto.

LUTO OFICIAL:

A Prefeitura de São Joaquim decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do comunicador e ex-vereador Rogério Pereira: “Agora com sua passagem deixará saudades aos que o conheceu e o Poder Público Municipal, através de seu representante legal, externa profundo pesar nesse momento de dor e rogamos a Deus para que traga confortos aos corações da família enlutada”

Com informações do site São Joaquim On-line.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade