Publicado em 18/03/2021
A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) compilou as principais ações desenvolvidas neste primeiro ano de gestão sob a coordenação do presidente Leandro “Mané” Ferrari, que assumiu o cargo em março de 2020.
Entre elas, destaque para investimentos em infraestrutura turística em várias regiões do estado, avanços em pesquisa e inovação no turismo e medidas de apoio ao setor para o enfrentamento dos impactos da Covid-19.
"Há um ano assumimos a gestão da Santur com o propósito de integrar cada vez mais o turismo do estado. Nosso lema sempre foi o “gabinete de portas abertas” e acredito que, nesse sentido, a pandemia conduziu a para essa aproximação com o trade e Instâncias de Governança Regional para discutirmos juntos as melhores estratégias e contornar esse momento. Mesmo com as limitações que tivemos nesse período, conseguimos entregar vários projetos de grande relevância para o turismo". comenta Mané Ferrari.
Um dos projetos, e antiga reivindicação das regiões turísticas, prevê a instalação de nova sinalização de atrativos. No primeiro lote serão contemplados cinco trechos, sendo outros oito para o segundo lote.
Na lista de ações também se destaca a finalização das obras do Centro de Eventos de Balneário Camboriú e o relançamento do edital de concessão.
Contudo, pontua o presidente da Santur, vários municípios e diferentes segmentos tiveram demandas contempladas e estão com os projetos em execução.
"Nesses últimos 12 meses, o valor investido pelo Governo do Estado no turismo, por meio da Santur, está próximo de R$ 67 milhões, além das ações executadas pela equipe da Agência e que não envolveram repasse de recursos", acrescenta Ferrari.
Confira as principais ações da Santur nos últimos 12 meses:
> Investimento de R$ 15 milhões na finalização do Centro de Eventos de Balneário Camboriú
> Sinalização turística - R$ 11,3 milhões para o primeiro lote (5 trechos)
> R$1,9 milhão para infraestrutura turística em Bombinhas
> Lançamento do edital do PMI do Mirante da Serra do Rio do Rastro
> R$ 750 mil para realizar estudo de demanda turística
> Investimentos em três pesquisas na área do turismo
> Diagnóstico Econômico e Plano de Retomada do Turismo Catarinense
> Programa Viaje+SC e selo Safe Travels para incentivar o turismo seguro
> Guias de orientação para os segmentos turísticos sobre a Covid-19
> Lançamento do painel de dados Almanach e da Central de Inteligência do Turismo
> Reforma e nova portaria para uso do Centro de Eventos de Canasvieiras, tornando-o mais atrativo para o mercado
> R$ 1 milhão para o balizamento náutico e fortalecimento da economia do mar
> R$ 300 mil para o edital do Programa Inovatur, que vai apoiar 13 propostas de inovação para o turismo no estado