Publicado em 10/03/2021
De acordo com uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cada família brasileira desperdiça cerca de 128,8 kg de alimentos e bebidas por ano. Esses dados colocam o Brasil entre os países que mais desperdiçam alimentos no mundo, o que é muito preocupante.
Diante desses dados, é de extrema importância que os restaurantes adotem algumas práticas para evitar com que esse número cresça. Pequenas em seus estabelecimentos podem dar um rumo melhor a essa triste realidade de desperdício de comida e bebidas.
Com o objetivo de ajudar seu restaurante a não fazer a venda de melhores bebidas e comidas que serão desperdiçadas, selecionamos algumas dicas de como evitar essa situação. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Para evitar que o seu estabelecimento colabore com o desperdício de alimentos e de bebidas baratas, separamos algumas dicas para que esse problema comum de desperdício de alimentos não seja mais uma realidade.
Faça sempre o inventário de suas bebidas e alimentos, desse modo, será possível averiguar quais são os alimentos que sobram e faltam para o preparo de alimentos ou a venda de bebidas em seu restaurante;
Tenha uma ficha técnica para fazer o controle das compras de ingredientes de seu restaurante;
Prepare um cardápio com ingredientes semelhantes, garanta a utilização de um ingrediente em mais de uma receita;
Conserve seus alimentos e bebidas adequadamente e na temperatura indicada pelo fabricante, alimentos como o palito de chocolate podem estragar na temperatura inadequada.
Além disso, treine os colaboradores do estabelecimento para que as práticas citadas anteriormente possam ser seguidas.
Ao evitar o desperdício de creme de Nutella e outros alimentos em seu estabelecimento, você garante os seguintes benefícios:
Promove a sustentabilidade;
Minimiza os gastos financeiros do seu estabelecimento;
Melhora a segurança sanitária no ambiente de trabalho.
Não! Cobrar a taxa de desperdício vem sendo uma alternativa para inúmeros restaurantes, no entanto, essa é uma prática abusiva que vai contra o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.
As multas para o descumprimento dessa norma pode chegar a até R$ 7 milhões, afinal, o cliente já paga pelo custo total da produção de alimentos e sobremesas com Nutella promoção, ou seja, não cobre em hipótese alguma a taxa de desperdício!