Publicado em 05/01/2021
O primeiro voo chegou na capital catarinense às 16h15. A rota, que não era operada desde o início da pandemia, contará com 2 voos semanais - às quartas e domingos, até o final de abril, e será operado pela Aerolíneas Argentinas.
Os voos fazem parte da programação de alta temporada e marcam a “chegada oficial” dos turistas argentinos, já que as fronteiras terrestres entre os países continuam fechadas. O voo direto é a melhor e mais rápida forma de ligar Santa Catarina ao país vizinho.
“Certamente esta é uma rota que representa muito para toda região. É um ótimo reflexo da nossa retomada gradual. Já retomamos com os voos para o Chile e Paraguai e agora para a Argentina. Isso mostra que a Floripa Airport está fazendo a sua parte, sempre prontos e seguros para operar na mais alta qualidade", afirma Ricardo Gesse, CEO do aeroporto.
Mas a rota não é importante apenas para o setor turístico. Segundo dados do Consulado da Argentina em Florianópolis, cerca de 10 mil argentinos vivem em Santa Catarina, sendo 5 mil em Florianópolis. Portanto, os voos possibilitam o reencontro de diversas famílias que estão tendo esta oportunidade pela primeira vez desde o início da pandemia.
“São as primeiras frequências a serem reestabelecidas entre Argentina e Brasil, só depois das experiências recentes com São Paulo e Rio de Janeiro. A retomada dos voos diretos entre Florianópolis e Buenos Aires é um claro exemplo da importância de Santa Catarina para a República Argentina nos campos social, econômico, político e cultural", afirmou o Cônsul da República Argentina em Florianópolis, Gustavo Coppa.
A Floripa Airport, administradora do aeroporto, adotou todas as exigências das autoridades sanitárias nacionais e internacionais, adicionando medidas extras de prevenção ao vírus. Por todas essas iniciativas, o aeroporto recebeu o Selo Safe Travels, chancelado pela Organização Mundial de Turismo.