Publicado em 25/09/2020
O uso de rebites é muito comum na mecânica, que tem a necessidade de unir peças como chapas, perfis e barras. Todas as construções na área da fixação industrial requer a união de peças entre si.
Os rebites surgiram na Alemanha, por volta de 1270, com o primeiro par de óculos com lentes de grau, unidos por ferros e rebites, desde então, eles são ferramentas indispensáveis em inúmeras atividades.
Pensando nisso, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre rebites, especialmente suas aplicações.
Os rebites são fixadores mecânicos considerados semipermanentes, são compostos por um corpo em forma de eixo cilíndrico e por uma cabeça, que pode ter vários formatos.
Eles são fabricados em aço, alumínio, cobre ou latão e são feitos para unir estruturas metálicas, conheça os principais tipos.
O rebite sólido é um dos mais antigos fixadores, também é conhecido como “rebite maciço” ou “rebite de bater”. Esse tipo de rebite serve para fazer a junção de duas ou mais chapas metálicas.
Além disso, podem ser utilizados para unir materiais que não foram feitos para fazer soldadura. Esse tipo de fixação não pode ser solta, visto que o acoplamento mecânico é definido, ou seja, só pode desmontar se remover o rebite em si.
O rebite de repuxo é um dos mais utilizados atualmente, é um tipo utilizado quando não se tem a disposição um acesso de um utensílio para formar uma contra-cabeça.
Esse rebite também é chamado de rebite “pop” que faz referência ao som produzido quando o mandril é arrancado da haste do rebite.
Possuem a haste oca, que reduz a quantidade de força exigida para a aplicação dos rebites, eles produzem uma liga mecânica, utilizada na junção de placas metálicas e materiais compostos.
A rebitagem é muito utilizada nas mais diversas montagens como em automóveis e edifícios, principalmente em projetos onde se tem acesso apenas de um lado, que não foram feitos para serem desfeitos.
Chapas de metal, brinquedos, pontes e muitos outros objetos do cotidiano possuem fixação através de rebites.
Os rebites são muito utilizados em processos de fixação industrial, essa é uma realidade porque eles entregam muitos benefícios em diferentes atividades, como:
Solução simples e barata;
Facilidade de reparo;
Aplicação a materiais que não aceitam soldagem;
Controle de qualidade mais simples;
Não precisa de funcionários profissionais, pois, possuem fácil aplicação.
Apesar de apresentar muitas vantagens, assim como qualquer outro processo de fixação, os rebites também apresentam desvantagens, como:
Não é desmontável;
Junções mais pesadas;
Campo de aplicação reduzido;
Reduz a resistência do material.
Agora que você já obteve conhecimento das principais funções dos rebites de rebitadeiras, não deixe de fazer esse investimento e usufruir dos benefícios que eles oferecem.
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.
Folianópolis revela modelos e data de entrega dos abadás da micareta |