Publicado em 15/08/2020
A rede Barbearia Vip, a maior do segmento da América Latina, já recuperou, no meio do ano, 85% do faturamento da rede antes da pandemia, sendo que a expectativa de recuperação estava estimada para acontecer no verão 2020/2021.
A expectativa antes da pandemia era atingir o faturamento de R$ 20 milhões e, com a pandemia, a meta é de R$ 18 milhões, valor acima do total de R$ 15 milhões faturado em 2019, que representa crescimento de 16,7% em relação a 2019, mesmo com a pandemia.
A franqueadora planeja 10 novas unidades em 2020: três já foram abertas – Lisboa/Portugal, Lages(SC) e no Centro de Florianópolis(SC) - e outras três foram vendidas e serão inauguradas até novembro. Faltam apenas quatro para bater meta do ano. “Um fato inesperado foi o aumento na procura por novas franquias, maior até que o primeiro semestre de 2019”, explica o CEO da rede, o jovem empresário Victor Conceição. A franquia de Miami, que estava programada para março, foi postergada, mas deve abrir no final do ano ou início de 2021.
Conceição acredita que os empreendedores, enquanto estão reclusos, procuram investir em negócios consolidados. “Muita coisa mudou e não será como antes, mas acredito que muita coisa mudou para melhor, como maior atenção aos detalhes da operação do negócio”, opina.
No início da pandemia, em março, Conceição colocou em prática o plano emergencial com os franqueados, com congelamento de taxas e revisão de custos fixos. Já o atendimento nas barbearias foi agilizado pelo aplicativo onde os clientes marcam o horário, evitando fila de espera. Na matriz, no bairro Santa Mônica, na capital catarinense, além de não demitir, ainda contratou mais funcionários para a limpeza.