img

CULTURA

Com drama familiar e cultura peruana, Retablo estreia no Paradigma Cine Arte

Publicado em 14/01/2020


Com drama familiar e cultura peruana, Retablo estreia no Paradigma Cine Arte



A programação também traz os filmes O Farol, indicado ao Oscar por melhor fotografia, Papicha e A Revolução em Paris

Mostrando a relação entre um pai artesão e seu filho de 14 anos, Retablo entra na programação semanal do Paradigma Cine Arte, que vai de 16 a 22 de janeiro, na sessão das 21h10. Dirigido pelo estreante Álvaro Delgado-Aparicio, ele concorre na categoria Roteirista, Diretor ou Produtor Revelação do British Academy Film Awards (BAFTA), considerado o Oscar britânico.

A trama acompanha Segundo, um garoto de 14 anos que se prepara para seguir os passos do pai como artesão de retábulos, tradicionais caixas decorativas com pinturas e bonecos que compõem cenas religiosas, históricas ou familiares. Grande admirador do pai, a relação muda quando o filho descobre um segredo que quebra a imagem criada em torno da figura paterna. Essa descoberta traz à tona o conservadorismo e religiosidade extrema de onde vivem.

Outros filmes na programação

Papicha, de Mounia Meddour, às 14h30 com exibição exclusiva do Paradigma

A trama ambientada na Argélia do final dos anos 90, em meio a uma guerra, acompanha a jovem universitária Nedjma (Lyna Khoudri), apaixonada por moda e que luta contra a opressão do governo sobre as mulheres.

O Farol, de Robert Eggers, às 16h40 com exibição exclusiva do Paradigma

Indicado à categoria de Melhor Fotografia no Oscar e premiado no Festival de Cannes, O Farol tem a história ambientada em um farol de uma ilha isolada na Inglaterra, no fim do século XIX, e narra a convivência entre o veterano faroleiro Thomas Wake (Willem Dafoe) e o novato Ephraim Winslow (Robert Pattinson). Isolados depois de uma tempestade, eles têm que lidar com as suas diferenças e com a perturbadora solidão que ameaça a sanidade.

A Revolução em Paris, de Pierre Schoeller, às 18h50 com exibição exclusiva do Paradigma

Tendo como cenário a Revolução Francesa, a trama cruza os destinos de homens e mulheres comuns com figuras históricas. Em 1789, o povo se rebela contra o rei Luís XVI e os privilégios e luxos da nobreza e monarquia, enquanto o resto da população vive em condições precárias. Com as lutas nas ruas e a queda da Bastilha, a monarquia é derrubada para o nascimento da república.

Ópera na tela

No domingo, dia 19, será realizada a primeira sessão de Ópera na Tela, às 10h30. Cada domingo terá a exibição de um espetáculo diferente, o primeiro é Rigoletto, do compositor italiano Giuseppe Verdi. A montagem atual do espetáculo tem direção de Philipp Stölzl e Enrique Mazzola como maestro.

A ópera em três atos acompanha o bobo da corte do duque de Mântua, Rigoletto, que é odiado por todos, especialmente pelo conde Ceprano, cuja esposa o duque deseja. Amaldiçoado pelo conde Monterone, Rigoletto tem sua filha Gilda raptada e cortejada pelo duque disfarçado. Caindo numa cilada, ele contrata o assassinato da própria filha, pensando ser para o duque, e cai em desespero.

Desconto e Cartão Fidelidade

Toda segunda-feira as sessões do Paradigma Cine Arte tem ingressos pela metade do preço: R$ 15 a inteira e R$ 7,50 a meia. Nos domingos, o estacionamento no Corporate Park é gratuito. Além disso, em comemoração aos seus 10 anos, o Paradigma lança a nova edição do cartão fidelidade, em que a cada quatro sessões assistidas, a quinta é gratuita. O cartão pode ser retirado na bilheteria.












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade