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Florianópolis, 27 de novembro de 2024



MARKETING

O que está por trás do sucesso da Shafa no Brasil?

Publicado em 05/12/2019


O que está por trás do sucesso da Shafa no Brasil?



O marketplace de moda feminino já conquistou números impressionantes em pouco tempo de operação

O modelo de negócios dos marketplaces vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Apenas no primeiro semestre de 2019, o mercado cresceu 13%, com um faturamento de R$ 17,6 bilhões. Os dados da Ebit/Nielsen reforçam uma tendência que já se desenha no país desde 2012 e, quando se trata de moda, o potencial é ainda maior. Em um momento de instabilidade econômica, muitas pessoas encontram nos marketplaces uma alternativa rápida e eficaz para começar a vender suas peças. Dentro desse contexto, é possível destacar a Shafa, que já é referência no mercado europeu, e chegou com tudo no Brasil.

A Shafa já entrou no ranking do Relatório Anual dos 50 Maiores Marketplaces de Moda do Mundo. O segredo do sucesso? Produtos de ótima qualidade, vendedores afiados e preços acessíveis. Além da grande variedade de oferta e um site intuitivo e simples de navegar. 

Vantagens de comprar na Shafa

Em pouco tempo de operação, a plataforma já conta com mais de 55 mil peças selecionadas, entre vestidos, calças, saias, shorts, blusas, bolsas e sapatos. A vantagem é que a Shafa reúne o melhor do vestuário feminino para comprar em um único lugar. A cada semana uma equipe especializada se encarrega de fazer uma seleção dos produtos da moda, ou seja, as peças que vão bombar na temporada. A ideia é que não seja apenas uma vitrine de produtos, mas que os usuários tenham a sensação de que tem uma personal stylist orientando todas as suas escolhas. 

Outro grande atrativo é a facilidade de pagamento. As compras podem ser realizadas em até 6 vezes no cartão de crédito, à vista, com boleto ou até mesmo através de transação online via Wirecard. 

A política de devolução da Shafa também merece destaque. O comprador pode devolver qualquer produto em até 7 dias após a data de recebimento e solicitar um reembolso ao vendedor. Isso garante uma segurança extra aos usuários, que sabem que podem contar com a qualidade da peça que vão receber em casa. Trocas também podem ser realizadas mediante negociação com o vendedor. A transparência em todas as transações é uma das marcas registradas do marketplace. 

Avaliações reais e positivas transformaram a Shafa em um marketplace de confiança 

Já é de praxe para o consumidor que compra produtos pela internet, investigar a reputação da marca. No caso da Shafa, os resultados não poderiam ser mais positivos. Entre os depoimentos dos clientes, a qualidade das peças, a entrega rápida e a excelência no atendimento garantem um índice de satisfação altíssimo. 

A equipe de atendimento trabalha arduamente para que toda dúvida seja sanada rapidamente, seja via WhatsApp, e-mail ou formulário de contato. E se, eventualmente, algum problema surgir durante qualquer etapa da jornada de compra, a solução é apresentada antes de virar algo que cause desconforto no cliente. 

A representante da Shafa no Brasil, Anna Prosiuk, entregou o que pode ser a chave do sucesso da plataforma no Brasil. Em entrevista para Fabio Caiel, do canal SOS E-Comerce, ela comentou que na Ucrânia, a plataforma ultrapassou a gigante OLX e se fixou como o maior marketplace de moda feminina. No Brasil, a estratégia também é bater os grandes players do mercado com comissões muito competitivas para os vendedores. 

A meta é crescer ainda mais em 2020, além de atingir um lucro de US$ 1 milhão por mês e adicionar mais de 200 mil produtos para a venda.

Direto do canal Universidade Marketplaces, Alexandre Nogueira destaca a operação eficiente e ágil e as comissões atrativas. O que torna a Shafa um modelo de negócios sem comparação é a preocupação em assegurar uma experiência perfeita tanto para os vendedores quanto para os compradores. Com investimento em Marketing Digital e um trabalho minucioso de SEO, as marcas ainda ganham visibilidade também nas buscas orgânicas pelo Google. 

Equipe de atendimento sempre pronta para atender 

Toda o investimento em inovação e tecnologia não faria nenhum sentido sem um atendimento humanizado e totalmente customizável. O usuário pode escolher a hora, como e por qual canal quer se comunicar com a Shafa. A qualquer momento, o comprador pode solicitar ao vendedor mais informações sobre o produto, políticas de devolução, prazos, etc. Os vendedores da plataforma também são analisados e avaliados através de um sistema de reputação. 

De fato, são muitas as vantagens de vender e comprar na Shafa. Se o ritmo de crescimento e a boa reputação da Shafa continuar crescendo, tudo indica que o feito realizado na Ucrânia também vai se concretizar por aqui e a plataforma vai se tornar o marketplace de moda número 1 do Brasil.



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