img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Novembro é dedicado à conscientização sobre a importância de manter os exames de rotina masculinos em dia

Publicado em 20/11/2019


Novembro é dedicado à conscientização sobre a importância de manter os exames de rotina masculinos em dia



O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a importância de manter os exames de rotina masculinos em dia. Uma doença que chama a atenção nesse período é o câncer de próstata. A preocupação é justificada: no Brasil, esse é o segundo tipo da doença que mais se manifesta em homens. Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 68 mil novos casos.

O câncer de próstata é um tumor que acomete o sistema reprodutor masculino. Ele se manifesta na próstata, glândula localizada entre a bexiga e o reto, e que produz grande parte do líquido seminal. No Brasil, é o segundo tipo da doença mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

É considerado uma doença da terceira idade, pois 75% dos casos se desenvolvem em homens com mais de 65 anos. Além da idade, outros fatores têm influência sobre o aparecimento do problema. Homens que já tiveram casos de câncer de próstata na família têm 18% mais chances de desenvolver a doença.

O consumo de grandes quantidades de gordura também pode predispor o câncer. A gordura interfere no metabolismo e nos hormônios masculinos, como a testosterona, podendo influenciar no desenvolvimento do tumor e sua manifestação.

Identificando o problema - O exame físico da próstata é realizado pelo exame do toque retal e o teste de PSA (obtido por exame de sangue). É recomendável que homens a partir dos 40, realizem um check up anualmente. Se estes exames estiverem alterados, um exame de ultrassonografia com biópsia da próstata pode ser indicado, para que o diagnóstico de câncer de próstata seja confirmado.

No entanto a busca por exames mais precisos que possam complementar o exame de toque é constante. Hoje é possível acompanhar a saúde da próstata através de exames de imagem de alta definição.

A URC Diagnósticos por Imagem instituiu um protocolo com padrão internacional para o rastreamento e acompanhamento de tumores e lesões na próstata: a ressonância magnética multiparamétrica da próstata. Este exame combina diferentes técnicas aplicadas pela ressonância magnética em um aparelho de alto campo e gradiente e com os softwares de pós-processamento modernos.

Desta forma, essa combinação de técnicas permite um exame que proporciona resultados mais detalhados, sendo possível identificar e localizar a lesão e também estimar a sua agressividade. Na URC, todos os exames possuem os mapas multiparamétricos coloridos e o diagrama de avaliação do PI-RADS™ (Prostate Imaging – Reporting and Data System).

Tratamentos – É muito importante esclarecer todas as dúvidas e ter clareza sobre os próximos passos, pois depois de compreender o que está acontecendo será mais fácil contribuir positivamente com a terapia. Depois do diagnóstico, o médico vai indicar o tratamento mais adequado:

·         Hormonioterapia: hormônios femininos são introduzidos no metabolismo do homem, bloqueando a atividade da célula prostática. Esse método mantém a doença inativa.

·         Cirurgia: a próstata pode ser retirada por uma incisão, caso o tumor seja apenas local.

·         Radioterapia: processo local, onde o paciente é exposto à radiação apenas na área do tumor.

·         Quimioterapia: esse tipo de tratamento para o câncer de próstata é chamado de Quimioterapia de ressensibilização hormonal, quando substâncias químicas são administradas para normalizar o funcionamento da testosterona.

É muito importante manter uma rotina saudável, incluindo uma alimentação equilibrada e exercícios físicos, além de realizar os exames de rotina em dia e periodicamente sob orientação médica.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade