Publicado em 28/07/2019
De acordo com o Sebrae, a mortalidade das empresas em até 2 anos de vida, gira em torno de 42% no Brasil. Um número bastante alto quando comparado a outros países que possuem um número tão grande de empreendedores como o nosso.
Mas afinal, por que o Brasil possui uma taxa de mortalidade de empresas tão alta? Quais são as causas que fazem os empresários desistirem do seu negócio em um período de tempo tão curto?
Gestão. Essa é uma das palavras que define de um modo geral a razão pela qual os empreendedores acabam encerrando as atividades do seu negócio antes mesmo de completarem o terceiro ano de vida.
Pensando nisso, elaboramos neste artigo uma série de dicas que poderão ajudar você a fazer uma gestão empreendedora eficiente.
Uma das principais causas, senão a principal pela mortalidade da empresa é a falta de planejamento estratégico. A grande maioria dos empreendedores brasileiros possui um bom conhecimento técnico do negócio que começam.
Todavia, pecam no planejamento e na gestão. Passam o dia resolvendo situações corriqueiras e operacionais, e com isso, acabam deixando de lado o planejamento estratégico do negócio, fundamental para sua sobrevivência.
Nesse sentido, é primordial ao empreendedor entender o seu papel e desempenhar o planejamento estratégico nos mais diversos setores do seu empreendimento.
Sendo assim, é importante que ele saiba desenvolver uma boa análise de mercado, avaliando as oportunidades e ameaças pertinentes ao seu setor. Também é fundamental que avalie os seus concorrentes, elencando seus pontos fortes e fracos.
Após isso ele deve olhar para dentro do seu negócio e fazer um comparativo junto aos seus concorrentes, melhorando alguns pontos da gestão. Buscar inovação para superar as ameaças, e agarrar as oportunidades do setor.
Um empreendedor que saiba desenvolver um bom planejamento estratégico, certamente estará mais preparado para superar os desafios que possam surgir, e consequentemente superá-los.
Um dos pontos importantes para a sobrevivência de um negócio é o planejamento financeiro e de custos. Normalmente, os empreendedores costumam precificar os seus produtos de forma incorreta, o que acarreta em falta de dinheiro para pagar suas contas.
É importante entender que além do custo da matéria prima, outros custos como aluguel, salário, encargos sobre salário, despesas com impostos, comissões, precisam ser considerados ao precificar um determinado produto.
É fundamental também, desenvolver cenários, e se basear pelo cenário mais pessimista possível para desenvolver o seu planejamento financeiro.
Desse modo, antes de iniciar um empreendimento é essencial que o os empreendedores avaliem a possibilidade de investimento que possuem, bem como a capacidade de solvência em caixa caso a empresa apresente prejuízos nos primeiros meses de vida.
Desenvolver um bom controle de estoque é também fundamental para a sobrevivência do negócio. Afinal, sua empresa pode estar bem ajustada, com um bom planejamento estratégico, mas se estiver ocorrendo desvios no estoque o seu negócio poderá ruir.
Isso é bastante comum nos dias atuais. Pois, muitos empreendedores ao colocarem um sistema na empresa, esquecem que o operador de caixa pode passar produtos por fora do sistema quando desejam efetuar um roubo.
Nesse sentido, inventariar o estoque uma vez ao mês, comparando-o com o estoque do sistema, é primordial para evitar furtos por parte de funcionários, e manter a saúde financeira da empresa.
É importante também, acompanhar o estoque no sistema. Com isso as compras poderão ser mais direcionadas, e a precificação poderá ser realizada com mais eficiência ao acompanhar o giro de um produto no estoque.
Para tornar a sua empresa referência no mercado, o empreendedor precisa realizar mensalmente a apuração dos resultados da sua empresa. Saber exatamente qual foi o lucro líquido que alcançou no mês, e se o balanço apresentou crescimento ou decrescimento.
Existem empresas que vão ainda mais além e criam uma série de indicadores econômicos financeiro que auxiliam na tomada de decisão.
Tais indicadores podem revelar incríveis informações, como o giro do estoque, o prazo médio de recebimento, a liquidez da empresa, e o crescimento do capital de giro.
Saber desenvolver indicadores é uma tarefa desafiadora, contudo importantíssima para a evolução do seu empreendimento. Esse é um ponto que todo empreendedor precisa estar ciente para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
Um outro ponto que todo empreendedor precisa estar atento é o desenvolvimento tecnológico. Afinal, se uma empresa não acompanha a tecnologia poderá parar no tempo e naturalmente falir.
Nesse sentido, é importante que os empresários vejam as possibilidades de criar uma loja virtual, um aplicativo para smartphone e desenvolver o marketing digital de forma consistente e precisa.
Atentar-se às inovações tecnológicas nos dias atuais é uma questão de vida ou morte. Afinal, muitos negócios acabaram desaparecendo com a criação da tecnologia, e quem conseguiu antever isso perdeu menos dinheiro.
Propaganda é a alma do negócio. Quem nunca ouviu essa célebre frase, não é mesmo? Pois é, a questão é que a propaganda precisa ser bem direcionada para o seu público-alvo, e consequentemente surtir efeito na receita do seu negócio.
Para isso é importante conhecer o seu público, saber se na sua maioria são homens, mulheres, pessoas físicas, jurídicas, qual faixa etária possuem, enfim, desenvolver um levantamento sobre seus clientes.
Após feito isso, entender quais são os veículos de comunicação que mais utilizam, e quais são as promoções que mais desejam. Entendendo profundamente essa questão, certamente você conseguirá manter um bom nível de receita no seu negócio.
Agora que você já sabe como realizar uma gestão empreendedora de forma eficiente, basta colocar a mão na massa, buscar sempre mais informações, e começar hoje mesmo a prosperar o seu negócio!