Publicado em 23/11/2018
Foram quase 300 cervejarias e mais de 1,2 mil estilos artesanais inscritos no evento. Ao todo 15 estados brasileiros e amostras de cervejas do Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Colombia, Costa Rica e Estados Unidos fizeram parte da competição.
Na primeira edição da Copa, em 2017, foram avaliadas 691 amostras de cervejas. Desta vez, foram inscritas 1.217 e julgadas 1.193, o que para os organizadores já coloca o concurso realizado em Porto Alegre entre um dos 10 maiores no mundo.
A Lombisome faturou a prata no estilo Belgian and French Ales. A cerveja que foi lançada em agosto de 2018 faz uma homenagem a lenda do Lombisome do Ratones. A cervejaria indica que o consumidor harmonize a Lombisome com massas ou sanduíches com atum, camarão, caranguejo e empanados em geral. Bolinhos de grão de bico, salsichas e salmão também são uma ótima opção para acompanhar a degustação.
A história por trás do rótulo
A lenda, que se passa no distrito de Ratones, retrata uma senhora casada que tinha um filho pequeno. Ao anoitecer, quando o seu marido saía para trabalhar, a mulher banhava o pequeno garoto em uma bacia sob a luz da lua. Porém, tinha que tomar muito cuidado! Por ali sempre aparecia um feroz cachorro, que tentava morder o menino. Até que um dia a senhora ficou muito irritada com o cão e, com a força de seus punhos, deu uma pancada nele.
O bicho ficou enfurecido, foi para cima dela e com uma enorme abocanhada rasgou um pedaço de seu vestido e depois correu para o mato. Na manhã do dia seguinte, a esposa, deitada nos braços do seu marido, percebeu que os dentes dele estavam cheios do fiapo do tecido de sua roupa. Com a descoberta, a maldição se desfez e o nobre homem tornou-se humano para sempre.