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Florianópolis, 28 de novembro de 2024



MARKETING

Como lidar com a baixa produtividade de promotores de vendas?

Publicado em 18/07/2018


Como lidar com a baixa produtividade de promotores de vendas?



Diversos fatores podem afetar negativamente o trabalho de profissionais de vendas, incluindo os promotores.

A baixa produtividade dos profissionais de trade pode ter diferentes causas, e a tecnologia pode ser uma aliada para combater essa situação. É imprescindível, por exemplo, que o gestor tenha pleno controle da equipe externa, e isso só é possível com a utilização de um sistema de gerenciamento. Conheça outros fatores ligados à produtividade que impactam o desempenho das operações de trade e saiba como lidar com eles:

Fatores que impactam negativamente o trabalho dos promotores

Má gestão

Um dos fatores mais importantes para garantir o sucesso de uma equipe de promotores é a boa gestão. O gestor de trade marketing deve orientar seus funcionários e saber como se comunicar com eles. Assim, todos se manterão alinhados quanto às funções de cada um e aos objetivos da equipe como um todo.

Para isso, é preciso delegar tarefas que não vão sobrecarregar nem deixar o funcionário sentir que não está sendo útil. Também é preciso monitorar a execução de cada função, para solucionar possíveis problemas antes mesmo que eles existam.

Redes sociais

Outro fator que pode causar impactos negativos na produtividade de profissionais de todas as áreas são as redes sociais. Uma simples "olhadinha" em uma mensagem recebida pode se transformar em longos minutos de procrastinação. As redes sociais acabam prejudicando o trabalho de muitos profissionais, que apresentam maior dificuldade de concentração.

E quando as distrações acontecem no PDV, a execução das funções pode ser prejudicada. O promotor vai usar seu tempo de maneira errada e pode deixar passar detalhes que são importantes para a eficiência das ações. Por isso, é imprescindível orientar sua equipe quanto ao uso das redes sociais no horário de trabalho, além de monitorar as atividades de cada colaborador.

Existem aplicativos especializados em monitoramento e gestão de equipes de campo que identificam os programas instalados no aparelho celular. Com isso, o gestor pode identificar o uso de um aplicativo inadequado ao aparelho profissional, ou até mesmo configurar alertas para o caso da instalação de aplicativos específicos.

Falta de preparo

Colaboradores despreparados também têm a tendência de serem menos produtivos. Isso porque eles gastam muito tempo tentando descobrir o que fazer ou corrigindo o que foi feito de forma errada. A falta de prática também leva o profissional a utilizar mais tempo na realização das suas funções.

A saída é investir em bons treinamentos para garantir que sua equipe esteja preparada para realizar um trabalho eficiente e eficaz. Lembre-se que a boa comunicação é primordial, além do suporte àqueles que ainda não transparecem tanta segurança.

Como aumentar a produtividade dos promotores

Além de investir em bons treinamentos e desempenhar uma excelente gestão, é possível lançar mão da tecnologia para aumentar a produtividade dos promotores.

Há no mercado opções de sistemas de gestão de trade marketing, que permitem ter controle efetivo sobre equipes externas. É possível monitorar as tarefas em tempo real, ter a certeza de que eles visitaram os pontos de venda e muito mais. Além disso, os promotores contam com funcionalidades que garantem maior autonomia e ajudam a otimizar o tempo, ou seja, a torná-los mais produtivos.

A tecnologia permite que a sua gestão seja muito mais eficiente, já que você tem o controle da equipe de campo em um só local, de forma simples e prática. Assim fica mais fácil solucionar problemas e dar suporte aos colaboradores, garantindo que eles poderão realizar seu trabalho da melhor maneira possível.












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