Publicado em 03/07/2018
Quatro filmes produzidos nos anos 1970, considerada a era de ouro do disaster movies ou filmes-catástrofe, serão exibidos gratuitamente a partir das 19h.
As narrativas audiovisuais que abordam desastres naturais ou acidentes de grandes proporções se transformaram em um dos gêneros mais explorados pelo cinema hollywoodiano . Permeadas por cenas de ação e drama, estas produções exploram aspectos políticos e psicológicos dos indivíduos e da sociedade, sobretudo frente à necessidade de sobrevivência em cenários de desastre.
A Mostra Cinema Catástrofe é uma parceria com o Projeto Cinema Mundo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Sinopses
Dia 05
Inferno na Torre (The Towering Inferno) de John Guillermin. EUA. 1974. 165 min. Ação/Drama/Thriller. 14 anos. Com Paul Newman, Fred Astaire e Steve McQueen.
Na noite de inauguração de um prédio comercial, um incêndio gigantesco ameaça destruir o edifício e matar a todos os convidados.
Dia 12
O destino de Poseidon
(The Poseidon adventure) de Ronald Neame. EUA. 1972. 117 min. Ação/Drama. Livre. Com Gene Hackman, Ernest Borgnine e Shelley Winters.
Um terremoto submarino produz uma onda gigantesca que vira o transatlântico de luxo Poseidon, deixando apenas 10 sobreviventes.
Dia 19
Aeroporto
(Airport) de George Seaton. EUA. 1970. 115 min. Ação/Drama. 12 anos. Com Burt Lancaster, Dean Martin e George Kennedy.
Um piloto tenta um pouso forçado frente à ameaça de um psicopata em explodir o avião enquanto uma grande nevasca atrapalha o funcionamento do aeroporto.
Dia 26
O dirigível Hindenburg
(The hindenburg) de Robert Wise. EUA. 1975. 125 min. Drama/Catástrofe. Sem classificação. Com George C. Scott, Anne Bancroft e William Atherton.
Em 1937, o dirigível Hindenburg, um dos símbolos do poderio nazista, pega fogo a caminho dos Estados Unidos e a maioria de sua tripulação sobrevive.
Serviço:
O que: Mostra Cinema Catástrofe
Quando: Quarta-feira (dias 05, 12, 19 e 26), às 19h.
Local: Fundação Cultural Badesc - Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita.